A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está levando conhecimento e inspiração a crianças e adolescentes do interior da Bahia por meio do projeto de extensão “PaveBuilders: Pequenos Construtores, Grandes Descobertas”. Com o uso do laboratório móvel PaveTruck, a iniciativa busca aproximar os jovens do universo da Engenharia de Transportes de forma interativa, prática e educativa.
Durante o segundo semestre de 2025, o PaveTruck irá percorrer os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Olindina, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santa Inês, Gandu, Sapeaçu, Boa Nova e Uruçuca, contemplando regiões do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Sul, Norte e Oeste da Bahia. As visitas são previamente articuladas com a disponibilidade das escolas locais, garantindo maior integração com a comunidade.
Desde o início do projeto, o PaveTruck já esteve nas cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no oeste da Bahia. “A criançada deu um show de participação e ficamos felizes em ver o brilho nos olhos de alunos que mesmo com pouca idade já possuem um entendimento fantástico sobre o mundo ao seu entorno”, disse o professor Mário Sérgio de Souza Almeida, que é um dos coordenadores do projeto e também atua como analista de Infraestrutura de Transportes do DNIT.
O projeto conta ainda com a coordenação do professor Weiner Gustavo Silva Costa e a participação de outros seis docentes, 15 estudantes de graduação e seis da pós-graduação da UFRB. Na Universidade, a ação é resultado da parceria entre o Laboratório de Pavimentação (PaveLab) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).
Educação e cidadania sobre rodas
O PaveTruck é um veículo multifuncional, utilizado para atividades de pesquisa nas rodovias federais, pavimentadas e não pavimentadas, que possui tecnologia já embarcada para realização de testes diversos em campo. Também está equipado para o controle de qualidade de obras, sendo possível a realização de ensaios de densidade de camadas e compactação de amostras de solos e misturas asfálticas para serem enviadas ao Laboratório de Pavimentação da UFRB (PaveLab).
O equipamento é completo, com estufa, frigobar, banheiro destinado aos pesquisadores em campo, ar condicionado, energia com placas fotovoltaicas, gerador e internet via satélite. Nas visitas às escolas, o caminhão se transforma em uma sala de aula móvel, onde os estudantes têm contato com experimentos e materiais didáticos sobre pavimentação e infraestrutura de transportes. “Buscamos despertar o senso crítico, a criatividade e o olhar científico de discentes e, quem sabe, futuros engenheiros e engenheiras”, explica o professor Mário Sérgio.
Mais do que apresentar conceitos técnicos, o projeto mostra como a Engenharia está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, promovendo segurança, mobilidade, acessibilidade e desenvolvimento econômico e social. “Com maquetes, visitas ao PaveTruck e explicações acessíveis, mostramos de forma prática e simples como funcionam as estradas, os materiais e a importância da infraestrutura para o desenvolvimento do país”, afirma o docente.
Relevância e impacto social
O projeto PaveBuilders ganha destaque especial no contexto estratégico do estado da Bahia, que possui a maior malha rodoviária federal do Brasil, com mais de 8 mil quilômetros de extensão. Esse fator reforça a importância de aproximar a população, especialmente os mais jovens, da discussão sobre infraestrutura de transportes.
Para o diretor de Planejamento e Pesquisas do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, “a iniciativa causa impacto tanto na comunidade atendida quanto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes envolvidos”. A experiência irá promover o aprimoramento de habilidades, tanto técnicas, quanto didáticas, além de desenvolvimento de competências de comunicação, trabalho em equipe e engajamento social.
A cooperação entre a UFRB e o DNIT teve início em 2015, com a criação do PaveLab da UFRB a partir da cessão de equipamentos por parte do DNIT. Desde 2021, o PaveLab desenvolve trabalhos no âmbito do PRO-MeDiNa, programa do DNIT, implementando e monitorando 16 dos 34 segmentos experimentais distribuídos em todo o país para calibrar e aperfeiçoar o MeDiNa, Método de Dimensionamento Nacional de pavimentos. Em 2023, a parceria entre as duas instituições foi formalizada com a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED), voltado para o desenvolvimento tecnológico e a excelência em pesquisas na área de infraestrutura viária, com foco no monitoramento de estradas não pavimentadas no estado.
Acompanhe como foi a passagem do PaveBuilders em Barreiras e em Luís Eduardo Magalhães.
Com informações da ASCOM/DNIT.