A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem dois novos nomes empossados como membros titulares da Academia de Ciências da Bahia (ACB). Os professores Carlos Alberto Santos Costa, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e Júlio César Azevedo Nóbrega, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), agora integram o seleto grupo de cientistas que compõem a ACB. A cerimônia de posse foi realizada no dia 17 de setembro, na Universidade SENAI CIMATEC, em Salvador.
O evento marcou também as comemorações pelos 15 anos de fundação da Academia, que se consolidou como referência no estímulo à ciência e inovação no estado. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da ACB, Manoel Barral Neto, e contou com a presença de importantes autoridades das áreas científica e educacional, como o ex-Ministro da Educação e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro; a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; a reitora da UFRB, professora Georgina Gonçalves dos Santos, e outros representantes de instituições de ensino e pesquisa.
Reconhecimento de trajetórias científicas
A nova composição da ACB reúne pesquisadores de destaque em diferentes áreas do conhecimento. O professor Carlos Alberto Santos Costa é docente do Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) da UFRB, do qual atualmente é vice-coordenador. Museólogo e arqueólogo com ampla trajetória acadêmica, Costa é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro de diversos grupos e redes de pesquisa nacionais e internacionais. Seu trabalho está fortemente ligado à museologia, arqueologia histórica, educação patrimonial e processos museológicos em acervos arqueológicos.
Para ele, a nomeação representa mais do que um reconhecimento pessoal: “Considero uma honra ser indicado e eleito para a ACB. Entendo que o ingresso como membro titular na Academia é mais do que o reconhecimento individual, como pesquisador; trata-se do reconhecimento de um trabalho de quase trinta anos em equipe, que se inicia no grupo Bahia Arqueológica, liderado pelo Prof. Carlos Etchevarne, e tem continuidade e afirmação nos últimos dezoito anos na UFRB, junto ao grupo Recôncavo Arqueológico, dos quais também integram Fabiana Comerlato, Luydy Fernandes, Sarah Hissa e Viviane Santos. Além disso, o ingresso como membro titular da ACB possibilitará pautar temas de interesse da universidade e de seus territórios de inserção junto a cientistas prestigiados e atuantes na Bahia”, declarou o professor.
Já o professor Júlio César Azevedo Nóbrega é docente dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da UFRB e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro do Comitê de Assessoramento de Agronomia (CA-AG) do CNPq e, na UFRB, é coordenador do Laboratório de Física do Solo e do Laboratório Multiusuário de Microanálise e de Microscopia Eletrônica de Varredura e é líder do grupo de pesquisa "Pedosistemas em Biomas do Nordeste", com desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em Física, Manejo e Conservação do Solo e da Água; Fertilidade e Poluição do Solo.
Com trajetória consolidada na pesquisa e formação de jovens cientistas, Nóbrega celebrou o reconhecimento: “Ser membro titular da ACB é uma honraria que me traz orgulho e satisfação, considerando a grandiosidade e qualidade dos pesquisadores e de suas pesquisas desenvolvidas nas áreas de educação, ciência e inovação no estado da Bahia. A titulação representa o reconhecimento do trabalho de toda minha carreira em pesquisa, inovação e formação de recursos humanos na área de Agronomia, com ênfase na Ciência do Solo no Nordeste do Brasil. Destaca-se que, juntamente com o reconhecimento pela trajetória do meu trabalho, há o estímulo ainda maior, de servir como referência, inspiração e apoio para os novos jovens cientistas e da defesa dos direitos e avanços da ciência”, afirmou.
Mais destaques da ciência baiana
Além dos professores da UFRB, também foram empossados como membros titulares da ACB na mesma cerimônia: Camila Indiani de Oliveira (FIOCRUZ), Clarissa Araújo Gurgel (FIOCRUZ), Dayana Bastos Costa (UFBA), Josiane Dantas Viana Barbosa (SENAI CIMATEC), Lucas Robatto (UFBA) e Olívia Maria Cordeiro de Oliveira (UFBA). Como membros correspondentes, tomaram posse Antônio Sampaio de Nóvoa (Universidade de Lisboa) e Gonçalo Amarante Guimarães Pereira (UNICAMP).
Os novos membros se juntam a outros destaques da ciência baiana que já compõem a Academia. Atualmente, são membros titulares da ACB pela UFRB os docentes: Amilcar Baiardi, professor aposentado do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Ana Cristina Fermino Soares, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola; Sebastião de Oliveira e Silva, professor visitante nacional Sênior-Capes no Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (RGV); Ferlando Lima Santos (in memoriam), professor adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, do Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Ciências Agrárias, que também esteve presente na cerimônia de posse dos colegas.