Fechar
Página inicial Notícias Pesquisa da UFRB reduz em 58% tempo de entrega de exames urgentes no Hospital da Mulher
Pesquisa

Pesquisa da UFRB reduz em 58% tempo de entrega de exames urgentes no Hospital da Mulher

08/09/25 09:16 , 08/09/25 12:05 | 1095
imagem sem descrição.

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem se destacado na área da saúde pública na Bahia. A iniciativa é coordenada pela professora Cristiane Agra Pimentel, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da UFRB em Feira de Santana, e utiliza abordagens inovadoras para melhorar a eficiência hospitalar.

Entre os resultados alcançados, destaca-se a redução de 58% no tempo de liberação de exames urgentes no Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, em Feira de Santana. O estudo aplicou a filosofia Lean Healthcare, adaptando os métodos de gestão da indústria para o setor de saúde. Com essa metodologia, é possível lidar com desafios como a superlotação, longos tempos de espera e desperdícios de recursos. 

A filosofia Lean é japonesa e tem como objetivo aperfeiçoar os meios de produção, agregar valor e manter qualidade de um determinado produto ou serviço. Após as técnicas do Lean se mostrarem eficientes na indústria, novos segmentos começaram a aplicá-las. “O Lean aposta no pensamento enxuto, com baixo custo e alto resultado. Assim, é possível otimizar de forma significativa e eficaz também os processos de saúde”, explica a professora Cristiane Pimentel.

Inovação com Gêmeo Digital

O projeto também aplicou, junto à Lean, a fase 1 da tecnologia Gêmeo Digital (Digital Twin) para simular e otimizar o fluxo dos atendimentos dentro do hospital. Trata-se da criação de um modelo computacional que replica o ambiente físico, permitindo a análise e melhoria dos processos antes da implementação no mundo real.

Um dos desafios enfrentados foi a complexidade de simular os diversos cenários clínicos reais no ambiente virtual, devido às especificidades dos atendimentos médicos. Todos os processos, de consultas a exames de laboratório, foram analisados. Durante a simulação, foi identificado como gargalo principal o tempo elevado na entrega dos exames. A partir dessa análise, foram propostas melhorias que resultaram na significativa redução do tempo de espera para exames urgentes. 

Parceria com o Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher, referência em saúde na cidade de Feira de Santana e responsável por atender pacientes de mais de 80 municípios da região, aceitou o convite da equipe do Lean Healthcare para participar do projeto de pesquisa. O objetivo principal era promover a racionalização dos recursos e a melhoria da qualidade dos serviços na unidade de saúde.

As atividades do projeto foram realizadas entre os anos de 2023 e 2024. A colaboração possibilitou a oferta de estágios para estudantes do curso de Engenharia de Produção do CETENS, faciltando a coleta de dados e análise detalhada dos processos hospitalares. Como resultado da parceria, duas estagiárias foram contratadas após o encerramento da pesquisa.

As estudantes Camille Guimarães e Andressa Clara com a professora Cristiane Pimentel. Foto: Arquivo pessoal.

Reconhecimento acadêmico

O grupo de pesquisa Lean Healthcare conquistou, pela segunda vez, um lugar entre os dez melhores trabalhos apresentados na categoria “Sou Lean” do maior congresso da temática, o Lean Summit 2025. Realizado entre os dias 26 e 27 de agosto de 2025, em São Paulo, o evento reuniu mais de 500 empresas do país sob o tema “Explorando as Fronteiras da Gestão”.

O trabalho “Digital Twin aplicado à melhoria do fluxo de exames em um laboratório de análises” foi apresentado pela professora Cristiane Pimentel e pelas estudantes Camille Guimarães e Andressa Clara. “A simulação de processos reais pode ser utilizada como ferramenta de apoio aos gestores e líderes de hospital. Este modelo serve tanto para analisar o estado do fluxo modelado, quanto simular diversos cenários futuros, facilitando a tomada de decisão”, avalia a professora.

Para acompanhar as atividades do projeto, acesse o perfil: Lean Healthcare UFRB | LinkedIn

Na dúvida, fale conosco!