A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta sua solidariedade à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e à sua comunidade acadêmica, diante das declarações do prefeito de Cuiabá que, em tom desrespeitoso e ofensivo, atacam a qualidade do ensino oferecido por essa importante instituição pública de ensino superior.
Repudiamos quaisquer tentativas de desqualificação do papel social, científico e formativo desempenhado pelas universidades públicas brasileiras. Declarações genéricas, inverídicas e ofensivas não atingem apenas docentes, técnicos(as) e estudantes de uma instituição, mas toda a sociedade, ao desvalorizar o esforço coletivo em prol da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Reconhecemos o compromisso histórico da UFMT com a formação de profissionais, a produção científica de excelência, programas de inclusão, políticas de cotas e assistência estudantil, que visam ampliar o acesso e promover justiça social para jovens em situação de vulnerabilidade, negros(as), indígenas e oriundos da rede pública.
A UFRB reafirma o compromisso com a defesa da autonomia universitária, do respeito às instituições públicas de ensino superior, da valorização da ciência, da democracia e do fortalecimento da educação pública. Expressamos nossa solidariedade à UFMT e conclamamos à sociedade e às autoridades para que defendam nossas universidades, que são patrimônio de todo o povo brasileiro.
Cruz das Almas, 20 de agosto de 2025
Reitoria da UFRB