A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, publicou o Edital 010/2025 para a seleção de 18 bolsistas que atuarão no "Projeto Kayala: Ações Afirmativas para Mulheres da Pesca Artesanal no Recôncavo da Bahia". O objetivo do projeto é promover ações afirmativas para mulheres que integram a pesca artesanal no Recôncavo da Bahia, por meio de atividades de extensão acadêmica.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de graduação presencial ou pós-graduação stricto sensu da UFRB. Os cursos de graduação contemplados incluem Artes Visuais, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Pesca, Nutrição, Serviço Social, Tecnologia de Alimentos e Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Também participam cursos da área de Tecnologia da Informação, como Engenharia da Computação, Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, além de outros cursos presenciais da UFRB com disciplina de programação. Estudantes oriundos(as) de comunidades quilombolas e da pesca artesanal ou marisqueira, independentemente do curso, estão incluídos. Na pós-graduação, podem se inscrever candidatos(as) dos programas de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, Mestrado em Ciências Sociais, Mestrado em Política Social e Territórios e Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.
As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas até dia 05 de agosto, mediante o preenchimento de formulário eletrônico e envio da documentação exigida. O edital estabelece os critérios de seleção, que incluem análise curricular e entrevista, e prevê bolsas para os(as) estudantes selecionados(as). As atividades dos(as) bolsista(as)s terão início a partir de 1º de setembro de 2025, conforme cronograma divulgado com o edital.
O resultado do processo seletivo será publicado no site da PROPAAE, e os(as) bolsistas deverão cumprir obrigações relacionadas ao desenvolvimento do projeto, como apresentação de relatórios periódicos e participação em reuniões de planejamento e execução das ações. Os(as) estudantes de graduação selecionados(as) terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00, e os(as) de pós-graduação stricto sensu, no valor de R$ 1.000,00, durante o período de vigência de quatro meses.
Acesse o Edital 010/2025.