Gestores municipais de cultura de todo o Brasil têm uma nova oportunidade de qualificação oferecida na plataforma da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). Desenvolvida pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Formação para Gestores Municipais de Cultura é on-line, gratuita e conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição.
O curso é voltado para gestores municipais de cultura, sejam servidores públicos de carreira ou ocupantes de cargos comissionados. As inscrições estão disponíveis até o dia 21 de novembro de 2025, no site escult.cultura.gov.br.
A formação integra a modalidade de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária total de 160 horas e término previsto para 21 de dezembro de 2025. O objetivo é qualificar os quadros técnicos da gestão cultural municipal, promovendo o fortalecimento das políticas públicas de cultura no país.
O curso compartilha conhecimentos, instrumentos e boas práticas para que os gestores municipais de cultura possam responder de forma mais eficaz aos desafios trazidos pelo processo de institucionalização da cultura e pelo entendimento dos direitos culturais como fundamento da política cultural. A ementa contempla temas como: o papel da cultura na gestão pública, conceitos e instrumentos de políticas culturais, além de introdução aos marcos regulatórios da cultura na esfera federal.
A formação se desenvolve ao longo de cinco meses, em sete trilhas de aprendizagem, que abordam os seguintes tópicos: 1) Políticas culturais, sistemas de cultura e institucionalidade cultural; 2) Dimensão comunitária da cultura e Cultura Viva; 3) Fomento à cultura: da Lei Rouanet à PNAB; 4) Gestão pública da cultura, planejamento e participação: Planos de Cultura; 5) Transversalidade da cultura, território e desenvolvimento local; 6) Gestão de espaços e equipamentos culturais; 7) Gestão pública da cultura e segurança jurídica.
Faça sua inscrição na plataforma Escult.