Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB tem 10 pesquisadores(as) contemplados(as) com Bolsa do CNPq
Pesquisa

UFRB tem 10 pesquisadores(as) contemplados(as) com Bolsa do CNPq

31/07/25 09:31 , 31/07/25 11:18 | 397
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebrou um importante avanço na consolidação de sua produção científica: cresceu o número de pesquisadores(as) contemplados(as) com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No resultado referente à Chamada CNPq nº 18/2024, a UFRB passou a contar com 10 bolsistas nas duas modalidades.

A lista foi divulgada em 24 de julho no Diário Oficial da União e na página oficial do CNPq. As bolsas têm vigência inicial a partir de 1º de agosto, com duração de até 36 meses.

As Bolsas PQ e DT do CNPq são voltadas a pesquisadores(as) com produção científica, tecnológica ou de inovação relevante, e têm como objetivo fomentar a continuidade e a excelência da pesquisa no país. Na UFRB, os(as) pesquisadores(as) contemplados(as) atuam em diferentes centros de ensino e áreas do conhecimento, demonstrando a diversidade e o alcance do trabalho científico da instituição.

Os(As) pesquisadores(as) da UFRB contemplados são: Daniela Cristina Zappi (PQ) e Geni da Silva Sodré (DT), do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB); Diogo Valença de Azevedo Costa (PQ)  e Fabricio Lyrio Santos (PQ), do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Carine Tondo Alves (DT) e Keila Machado de Medeiros (PQ) , do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS); e Nuno Damácio de Carvalho Félix (PQ), Dóris Firmino Rabelo (PQ), Djanilson Barbosa dos Santos (PQ), Simone Seixas da Cruz (PQ), do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Simone Alves Silva, o resultado é um marco para a universidade. “Obter mais pesquisadores com Bolsa PQ e DT é um reconhecimento formal da excelência desses profissionais e impulsiona a produção científica e tecnológica da UFRB. Isso atrai investimentos, amplia parcerias e aumenta a visibilidade da pesquisa brasileira”, destaca.

Além disso, Simone avalia que a presença de bolsistas PQ e DT contribui significativamente para a formação acadêmica. Os pesquisadores atuam como orientadores de estudantes de graduação e pós-graduação, fortalecendo os grupos de pesquisa e promovendo a geração de artigos científicos, patentes, produtos tecnológicos e outras formas de produção intelectual.

Ela também destaca a diversidade de áreas do conhecimento contempladas com Bolsa CNPq, que reflete “na pluralidade das pesquisas desenvolvidas na Instituição, ampliando suas perspectivas e abordagens nos diferentes contextos sociais, culturais, políticos e econômicos, gerando um ambiente mais dinâmico e produtivo”.

Inserção de novos(as) pesquisadores(as)

Da lista de pesquisadores(as) contemplados(as), seis receberão a bolsa para novos projetos. Entre eles(as) está a professora Carine Tondo Alves, do CETENS, com o projeto BIOCLEAN – Energia Limpa, Biocombustíveis e Captura de CO₂: Inclusão de Mulheres na Ciência através de P&D&I. A proposta busca transformar resíduos agrícolas em bioprodutos sustentáveis, como biogás e biofertilizantes, ao mesmo tempo em que promove a participação feminina em áreas estratégicas da ciência e engenharia.

Carine ressaltou que a bolsa é fundamental para consolidar as atividades de pesquisa, inovação e extensão previstas no projeto. O BIOCLEAN envolve mais de 15 estudantes e conta com parcerias com instituições como SENAI CIMATEC, Universidade de São Paulo (USP), COOPAG e Bahiagás.

A pesquisadora destacou o sentimento de responsabilidade ao receber a notícia da aprovação  considerando que se trata do reconhecimento de um trabalho comprometido com a ciência aplicada e com a transformação social. “É uma motivação a mais para continuar desenvolvendo pesquisas que impactem positivamente a vida das pessoas, especialmente no interior da Bahia”, ressaltou.

Continuidade de projetos relevantes

A professora Simone Seixas da Cruz, do CCS, também integra o grupo de contemplados(as), desta vez com renovação de sua Bolsa de Produtividade. Assim como ela, outros dois pesquisadores(as) darão continuidade às suas pesquisas com o apoio do CNPq.

No caso de Simone, ela seguirá com o projeto que investiga a saúde da pessoa idosa, com foco na perda auditiva e no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas aplicáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a primeira vigência da bolsa (2022–2025), a pesquisadora utilizou os recursos para adquirir softwares estatísticos e participar de eventos científicos, o que, segundo ela, fortaleceu a capacidade analítica da equipe e a disseminação dos resultados. Com a renovação, o projeto avançará em análises multivariadas sobre desigualdades em saúde e no aperfeiçoamento de uma ferramenta digital para triagem auditiva, que incluirá aprendizado de máquina para estimativa da gravidade do problema.

Para ela, o apoio do CNPq “confere maior visibilidade e credibilidade ao estudo, atraindo colaborações nacionais e internacionais, vez que garante mais recursos para divulgação dos resultados”.

 

Na dúvida, fale conosco!