Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias Professores da UFRB publicam livro sobre ensino de ciências com enfoque crítico e socioambiental
Publicação

Professores da UFRB publicam livro sobre ensino de ciências com enfoque crítico e socioambiental

30/07/25 10:28 , 30/07/25 10:54 | 311
imagem sem descrição.

Os professores Maria Aparecida da Silva Andrade e Pedro Nascimento Melo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), são organizadores do recém-lançado livro Educação CTSA e pedagogia freiriana: uma contribuição para o ensino das ciências e a formação de professores críticos e reflexivos, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). A obra conta ainda com a organização da professora Rosiléia Oliveira de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e reúne contribuições teóricas e práticas que articulam os fundamentos da pedagogia freiriana com a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

Destinado a professores da educação básica, tanto em formação inicial quanto continuada, e a pesquisadores da área de Educação em Ciências, o livro oferece um referencial teórico-metodológico para a construção ou adaptação de propostas pedagógicas que dialoguem com os desafios contemporâneos. 

De acordo com Melo, a obra convida os(as) educadores(as) a refletirem sobre os limites e as potencialidades de diferentes abordagens pedagógicas, com base na articulação entre a pedagogia freiriana, a educação CTSA e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências. Para ele, trata-se de um convite à construção de práticas mais significativas, dialógicas e transformadoras.

Diante de um ”contexto socioambiental de grande complexidade e de riscos para a biodiversidade do planeta Terra, assim como para a espécie humana”, o professor reforça a importância de valorizar propostas educativas voltadas à formação integral de estudantes. “Nosso objetivo é contribuir para torná-los(as) capazes de analisar, discutir e solucionar problemas socioambientais, entendendo as interações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente”, destaca.

Para ilustrar as propostas teóricas apresentadas, o livro traz experiências práticas de ensino. Um dos exemplos é o capítulo que trata do tema da energia nuclear no ensino médio, desenvolvido a partir da perspectiva CTSA e da educação dialógica de Paulo Freire. A sequência didática é apresentada com detalhes sobre o planejamento, a aplicação em sala de aula e a análise dos resultados, evidenciando como a integração entre teoria e prática pode fortalecer o ensino de ciências e estimular o pensamento crítico dos(as) estudantes.

Além de organizadores do livro, os professores Pedro Melo e Maria Aparecida Andrade também assinam capítulos da obra, assim como Rodrigo da Luz, egresso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Eles compartilham experiências vivenciadas em sala de aula e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação.

Na avaliação do professor Melo, a publicação é mais do que uma contribuição acadêmica: ela expressa o compromisso da UFRB com uma formação docente crítica e transformadora. “A obra reafirma o papel da universidade na produção e disseminação de conhecimentos comprometidos com a justiça social, a sustentabilidade e a transformação do ensino de ciências no Brasil”, conclui.

O livro está disponível na livraria da EDUFBA e, segundo Melo, futuramente será disponibilizado em versão digital. 

Na dúvida, fale conosco!