Os professores Maria Aparecida da Silva Andrade e Pedro Nascimento Melo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), são organizadores do recém-lançado livro Educação CTSA e pedagogia freiriana: uma contribuição para o ensino das ciências e a formação de professores críticos e reflexivos, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). A obra conta ainda com a organização da professora Rosiléia Oliveira de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e reúne contribuições teóricas e práticas que articulam os fundamentos da pedagogia freiriana com a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
Destinado a professores da educação básica, tanto em formação inicial quanto continuada, e a pesquisadores da área de Educação em Ciências, o livro oferece um referencial teórico-metodológico para a construção ou adaptação de propostas pedagógicas que dialoguem com os desafios contemporâneos.
De acordo com Melo, a obra convida os(as) educadores(as) a refletirem sobre os limites e as potencialidades de diferentes abordagens pedagógicas, com base na articulação entre a pedagogia freiriana, a educação CTSA e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências. Para ele, trata-se de um convite à construção de práticas mais significativas, dialógicas e transformadoras.
Diante de um ”contexto socioambiental de grande complexidade e de riscos para a biodiversidade do planeta Terra, assim como para a espécie humana”, o professor reforça a importância de valorizar propostas educativas voltadas à formação integral de estudantes. “Nosso objetivo é contribuir para torná-los(as) capazes de analisar, discutir e solucionar problemas socioambientais, entendendo as interações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente”, destaca.
Para ilustrar as propostas teóricas apresentadas, o livro traz experiências práticas de ensino. Um dos exemplos é o capítulo que trata do tema da energia nuclear no ensino médio, desenvolvido a partir da perspectiva CTSA e da educação dialógica de Paulo Freire. A sequência didática é apresentada com detalhes sobre o planejamento, a aplicação em sala de aula e a análise dos resultados, evidenciando como a integração entre teoria e prática pode fortalecer o ensino de ciências e estimular o pensamento crítico dos(as) estudantes.
Além de organizadores do livro, os professores Pedro Melo e Maria Aparecida Andrade também assinam capítulos da obra, assim como Rodrigo da Luz, egresso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Eles compartilham experiências vivenciadas em sala de aula e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação.
Na avaliação do professor Melo, a publicação é mais do que uma contribuição acadêmica: ela expressa o compromisso da UFRB com uma formação docente crítica e transformadora. “A obra reafirma o papel da universidade na produção e disseminação de conhecimentos comprometidos com a justiça social, a sustentabilidade e a transformação do ensino de ciências no Brasil”, conclui.
O livro está disponível na livraria da EDUFBA e, segundo Melo, futuramente será disponibilizado em versão digital.