A reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, assinou na tarde da última quinta-feira, dia 17, a ordem de serviço que autoriza ações de manutenção predial corretiva na cobertura do Pavilhão de Engenharia do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), no campus de Cruz das Almas. A assinatura marca o início das intervenções estruturais no espaço, ato que foi celebrado por gestores, professores e representantes da comunidade universitária.
As intervenções no Pavilhão serão executadas em três etapas principais: a recuperação da cobertura do prédio, intervenções no reservatório de água e a requalificação da rampa de acesso, além de adequações nas instalações elétricas para suporte aos equipamentos de ar condicionado. A ordem foi firmada no valor de R$ 497.364,00 e prevê a conclusão dos serviços em até 60 dias, sob responsabilidade da Eloim Engenharia e Construção, empresa que possui contrato de manutenção com a UFRB.
A reitora Georgina Gonçalves destacou a importância da ação especialmente diante de um cenário desafiador para as universidades públicas. “Cada dia que passa, enfrentamos mais restrições orçamentárias, o que torna cada conquista como esta ainda mais significativa”, afirmou. Ela apontou o papel estratégico do CETEC no fortalecimento das áreas de tecnologia e inovação, destacando sua contribuição ao longo das duas décadas de existência da UFRB. “Estamos construindo aqui não apenas um espaço físico, mas uma comunidade dedicada à área da tecnologia da informação. Isso integra o nosso projeto de universidade pública”, completou.
A autorização para o início da manutenção foi recebida com entusiasmo pelos gestores do CETEC. Para a diretora Maria Amélia Hohlenwerger, o momento é de agradecimento e reconhecimento: “A parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM) foi fundamental para que este dia chegasse. É muito importante ver que a universidade segue caminhando para oferecer melhores condições para todos”.
Na mesma linha, o vice-diretor Vinícius da Silva celebrou o início das intervenções como fruto do esforço coletivo: “Já esperávamos por este momento. Agradecemos especialmente aos professores Fernanda Nepomuceno, Gildeberto Cardoso e outros que compuseram a comissão técnica, pela dedicação e atenção aos detalhes. Buscamos constantemente tornar o nosso Centro melhor e vemos aqui um grande potencial de crescimento com novos programas de pós-graduação e pesquisas em Engenharia Elétrica e Computação”.
O pró-reitor de Planejamento, Joaquim Ramos, detalhou as etapas da intervenção e reforçou a importância do trabalho técnico e da seriedade com que o processo foi conduzido. “Estamos confiantes em resolver de forma definitiva as patologias que surgiram ao longo do tempo. A participação dos professores, com sua visão técnica, foi essencial para dar segurança e objetividade ao processo. É um momento de avanço concreto para a universidade”, declarou.
A expectativa é de que a primeira etapa das ações de manutenção no Pavilhão de Engenharia seja realizada durante o período do recesso letivo, garantindo mais segurança, conforto e funcionalidade na volta às aulas para os estudantes, professores e técnicos que utilizam o espaço diariamente.