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Página inicial Notícias Laboratório móvel da UFRB e DNIT reforça pesquisas e manutenção de rodovias federais na Bahia
Pesquisa

Laboratório móvel da UFRB e DNIT reforça pesquisas e manutenção de rodovias federais na Bahia

21/07/25 08:39 , 21/07/25 09:23 | 228
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deu um passo importante para potencializar pesquisas em infraestrutura viária com a chegada de um laboratório móvel totalmente equipado. O novo veículo, em operação desde o início de julho, irá resolver problemas relacionados aos trabalhos em campo nos segmentos experimentais em rodovias não pavimentadas do Estado da Bahia.

O veículo multifuncional, possui tecnologia já embarcada no caminhão para realização de testes com viga Benkelman e FWD “Falling Weight Deflectometer”. O FWD é um método de avaliação estrutural de pavimentos que utiliza um equipamento capaz de aplicar cargas dinâmicas no pavimento e medir a sua deflexão. Este método permite avaliar a capacidade de suporte do pavimento e identificar possíveis problemas estruturais, auxiliando na tomada de decisões sobre manutenção e reabilitação.

O novo veículo também está equipado para o controle de qualidade de obras, sendo possível a realização de ensaios de densidade de camadas e compactar amostras de solos e misturas asfálticas para serem enviadas ao laboratório central na UFRB. O equipamento é tão completo que possui ainda estufa, frigobar, banheiro feminino destinado às pesquisadoras em campo, ar condicionado, energia própria com placas fotovoltaicas, gerador e internet via satélite.

Pesquisas nas estradas da Bahia

O projeto prevê a implantação e monitoramento de cinco segmentos experimentais, com média de 600 metros cada, localizados em diferentes regiões da Bahia. O estado conta com aproximadamente 800 km de rodovias federais não pavimentadas. As coletas e análises serão mensais e visam encontrar soluções que proporcionem boa trafegabilidade por longos períodos, reduzindo os custos de manutenção.

Além das pesquisas em vias não pavimentadas, o laboratório móvel também apoiará o  PRO-MeDiNa, outro projeto em parceria com o DNIT, voltado para a calibração do novo método mecanístico-empírico brasileiro de dimensionamento de pavimentos asfálticos (MeDiNa). No contexto desse programa nacional, a Bahia concentra 15 dos 35 segmentos experimentais monitorados, todos sob gestão da equipe da UFRB.

Na avaliação de Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de Planejamento e Pesquisas do DNIT, essa parceria entre as instituições contribui com a evolução dos projetos de infraestrutura. “Este novo equipamento vai permitir um enorme avanço nos trabalhos realizados pela autarquia, capaz de fornecer resultados com mais precisão e consistência”, destacou.

Pesquisa integrada à formação acadêmica 

Mais do que uma estrutura de apoio à pesquisa, o laboratório móvel é também uma ferramenta de ensino e formação. De acordo com o professor Mário Sérgio de Souza Almeida, que também atua como analista em Infraestrutura de Transportes no DNIT, o projeto envolve, atualmente, seis professores, 15 estudantes da graduação e outros seis da pós-graduação. A maioria deles com trajetória acadêmica contínua: iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de primeiro e segundo ciclos, e ingresso no mestrado. Há ainda estudantes coorientados no doutorado em outras instituições, com base nos dados gerados a partir do projeto da UFRB.

Segundo Mário Sérgio, os dados gerados em campo não apenas orientam ações de reabilitação, mas também servem de base para novas soluções técnicas. “São sempre inputs para pesquisas e que podem subsidiar projetos diversos na área de pavimentação”, afirma.

Cooperação interinstitucional

A parceria entre o DNIT e a UFRB iniciou em 2015, quando foi criado o Laboratório de Pavimentação da UFRB (PaveLab_UFRB), envolvendo a cessão de equipamentos por parte do DNIT. Em 2023, esta parceria foi consolidada com a assinatura entre as partes de um Termo de execução Descentralizada (TED). O termo visa o desenvolvimento tecnológico e a excelência em pesquisas no setor de infraestrutura de transportes, com o objetivo de implantar e monitorar as condições estruturais e funcionais de segmentos experimentais de estradas não pavimentadas no estado da Bahia.

Essa parceria, formalizada pelo TED 507/2023, envolve o Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) do DNIT e a UFRB. O termo tem vigência de cinco anos, e teve início em 31 de agosto de 2023.

Fonte: gov.br

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