“Comecei a me enxergar como professora”, compartilhou Bruna Santana, 22, graduanda de Licenciatura em Educação Física no campus do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre sua experiência no Programa de Extensão Construindo pelo Esporte. Estagiando como monitora das aulas de judô, Bruna relata que o projeto foi a chave para entender seus próprios limites e se reconhecer dentro da profissão.
Assim como aconteceu com Bruna, o Programa Construindo pelo Esporte tem modificado a vida de crianças, adolescentes e universitários(as) na cidade de Amargosa. Criado em 2010 pelo professor Leopoldo Katsuki, o programa começou oferecendo aulas de judô na comunidade rural de Barreiros. Com o tempo, expandiu suas atividades e hoje oferece vôlei, tênis de mesa e basquete. Além disso, o público atendido também foi ampliado: agora, o programa alcança também a comunidade universitária.
Atualmente, o programa atende cerca de 161 alunos, mas já impactou entre 500 e 600 crianças e adolescentes e cerca de 200 a 300 universitários(as) desde sua criação. Para cada público atendido, o Construindo pelo Esporte tem objetivos específicos: para jovens de 8 a 15 anos, o foco é incentivar a prática esportiva; já para a comunidade universitária, a proposta é ampliar a convivência entre os(as) estudantes e contribuir para sua formação profissional.
Outro objetivo do programa, apontado pelo professor Katsuki, é possibilitar a aproximação entre a universidade e a comunidade. Para ele, o esporte é um excelente instrumento para fortalecer esse vínculo, como mostra a trajetória de Pedro Henrique. Estudante de 15 anos, Pedro pratica judô por meio do programa desde 2019 e conta que o esporte foi fundamental para lidar com a ansiedade, que o acompanha desde a infância. Dessa forma, projetos de extensão como este podem ser atuantes como agentes sociais.
A formação de futuros profissionais através do Programa
Além de impactar a vida de jovens da comunidade, o programa também atua na formação dos futuros professores. “Esses discentes têm a oportunidade de perceber, esse processo de aprendizagem, e todos os desafios que estão embutidos nisso”, explica o professor Katsuki. “Eles aprendem as dificuldades dos alunos, como planejar aulas para minimizá-las e como projetar o aprendizado para que ele seja contínuo e não somente diversão e lazer”.
O aprendizado dos(as) futuros(as) professores(as) não fica restrito apenas à prática esportiva. O Programa Construindo pelo Esporte também é tema de estudos acadêmicos e já foi objeto de pesquisa de trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações e teses feitas por estudantes da Licenciatura em Educação Física que participam da iniciativa. Somente em 2025, sete trabalhos que analisam e discutem diferentes aspectos do programa foram selecionados para o Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte, que acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Manaus, no Amazonas.
Para o professor Katsuki, programas como o Construindo pelo Esporte são efetivos na tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. No campo do ensino, proporcionam aos(às) estudantes a vivência prática da formação acadêmica; na pesquisa, promovem a produção do conhecimento por meio de atividades de pós-graduação desenvolvidas a partir do programa; e na extensão, fortalecem o vínculo entre a universidade e a comunidade externa.