Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Nota da UFRB sobre o funcionamento do Restaurante Universitário do Campus Cruz das Almas
Nota

Nota da UFRB sobre o funcionamento do Restaurante Universitário do Campus Cruz das Almas

18/05/25 08:33 , 18/05/25 08:57 | 201

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) optou, no início de 2025, por ampliar o serviço de alimentação para além dos(as) estudantes atendidos(as) por bolsas de permanência da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), reduzindo o valor do subsídio para R$2,00 no almoço e R$1,00 no jantar e café da manhã. Esse atendimento vinha sendo realizado desde abril, período em que ampliamos de 600 para uma média de 1.600 refeições diárias. Desde então, já foram disponibilizadas mais de 40 mil refeições. No entanto, a empresa responsável pela operação do RU, Mega Cozinha, solicitou a redução da oferta diária para 1.000 refeições, alegando impossibilidade de manter o quantitativo anterior em função das exigências do contrato vigente.

Cientes da importância do RU para a permanência estudantil e o bem-estar da comunidade acadêmica, a Reitoria buscou diálogo com a empresa contratada para discutir alternativas que permitissem ampliar o atendimento diante da crescente demanda. Durante as tratativas, a empresa alegou dificuldades para manter a produção na quantidade anteriormente praticada, apontando limitações operacionais e contratuais.

A Reitoria estabeleceu diálogo com estudantes na última sexta-feira (16), no sentido de afiançar a continuidade do serviço de alimentação. Assim, após negociações, foi possível chegar a um acordo que viabilizou a ampliação da oferta para 1.700 refeições diárias, seguindo as médias de atendimento dos meses de abril e maio. O quantitativo de refeições ficou assim dividido: 770 almoços parciais, 170 almoços integrais, 370 jantares parciais, 120 jantares integrais, 190 cafés parciais e 80 cafés integrais.

Essa medida representa um avanço significativo em relação ao cenário inicial e atende de forma mais adequada ao fluxo de usuários observado nos meses de abril e maio.

Simultaneamente, a UFRB iniciou os trâmites para a preparação de um novo processo licitatório, com o objetivo de ajustar a oferta de alimentação no próximo contrato, tomando como referência a média de acessos registrada recentemente. Dessa forma, buscamos garantir a sustentabilidade do serviço e o atendimento à demanda real da comunidade acadêmica.

Reafirmamos nosso compromisso com a oferta do serviço de alimentação e sua ampliação para os demais campi, mesmo diante dos contingenciamentos e limites orçamentários impostos às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Cruz das Almas, 18 de maio de 2025.
Reitoria da UFRB

Na dúvida, fale conosco!