Ao som de jazz e samba, o Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB) reabriu suas portas no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) nesta segunda-feira, 12 de maio, celebrando a trajetória do ensino agrícola no Brasil. A reabertura marca o início da programação especial do memorial durante a 23ª Semana Nacional de Museus, com atividades voltadas prioritariamente para estudantes da educação básica.
Fechado temporariamente para reformas estruturais, o MEASB retoma suas atividades com um calendário de visitas mediadas e ações educativas que acontecem de 13 a 16 de maio, destinadas a alunos da rede pública de Cruz das Almas. Após este período, o memorial seguirá aberto ao público mediante agendamento prévio, realizado por meio do formulário disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).
Para o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Danillo Barata, a reabertura do MEASB representa mais do que a revitalização de um espaço físico — trata-se da reafirmação de um compromisso com a memória, a educação pública e o desenvolvimento territorial.
“Reabrir o Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia é retomar um elo fundamental da história da educação superior brasileira. Este espaço guarda a trajetória da primeira escola agrícola de nível superior da América do Sul, fundada em 1877, aqui no Recôncavo. É, portanto, um lugar de pertencimento e de memória viva, que nos convida a refletir sobre os caminhos da ciência, da formação universitária e das transformações sociais a partir do interior da Bahia”, afirma Danillo Barata.
Danillo Barata também ressaltou o papel estratégico do memorial como elo entre a universidade e a sociedade: “O MEASB está de portas abertas para a comunidade. Queremos que estudantes, professores(as) e visitantes em geral encontrem aqui não apenas um acervo histórico, mas um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva. Acreditamos que preservar a memória é também um gesto de futuro, pois fortalece a identidade da UFRB e a sua missão de servir ao povo do Recôncavo e do Brasil.”
Criado em 2004, o MEASB é um equipamento cultural vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sua missão é preservar e difundir a memória da antiga Imperial Escola Agrícola da Bahia, a primeira instituição de ensino superior agrícola da América Latina, fundada em 1877, no Recôncavo Baiano.
Com informações da PROEXC.