Estudantes que desejam ingressar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já podem se preparar: o Ministério da Educação (MEC) divulgou o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, principal forma de acesso à instituição.
Os(As) candidatos(as) terão de 26 de maio a 6 de junho para realizarem as inscrições. As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, deverão ser publicados em breve no edital que regulamentará a seleção. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame foi encerrado no último dia 2 de maio.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos(as) estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
UFRB
Presente em sete cidades do Recôncavo Baiano: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, São Félix, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, a UFRB oferta 66 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
Além das vagas ofertadas para ampla concorrência, a UFRB também oferta vagas destinadas às ações afirmativas e à Lei nº 12.711/2012.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Inep.