Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Simpósio de Graduação celebra 20 anos de ensino na UFRB e discute desafios do educação superior
Simgrad

Simpósio de Graduação celebra 20 anos de ensino na UFRB e discute desafios do educação superior

08/05/25 12:20 , 08/05/25 15:24 | 455
imagem sem descrição.

Em comemoração aos seus 20 anos de criação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou o Simpósio de Graduação (SimGrad), entre os dias 6 e 7 de maio de 2025. Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o evento se consolidou como um espaço de debate, formação e reflexão sobre a gestão acadêmica e as políticas de ensino na universidade.

Com o tema “Vinte anos de graduação: trajetórias e êxito acadêmico”, a programação destacou as boas práticas institucionais e as políticas voltadas aos egressos, valorizando as conquistas alcançadas ao longo de duas décadas de oferta de cursos de graduação na UFRB. A agenda contou com mesas temáticas, oficinas, minicursos e a Feira da Graduação — uma mostra dos 66 cursos ofertados pela universidade, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. As atividades foram direcionadas à comunidade acadêmica, ao público externo e também a estudantes e professores(as) da educação básica.

Em sua sétima edição, o SimGrad retornou ao formato original, como evento independente. Entre os anos de 2020 e 2024, o simpósio integrou a programação da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec).

Abertura 

Para marcar o início do Simpósio, no dia 6 de maio, a programação do evento contou com a presença de Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um momento cultural, com a apresentação musical de Raíssa Caldas, além de um momento de homenagens aos(às) ex- pró-reitores(as) de Graduação da universidade.  Ainda durante a abertura do evento, gestores(as) da universidade compuseram a mesa institucional e abordaram o panorama da graduação na UFRB, destacando os avanços e refletindo sobre os desafios do ensino superior. 

A pró-reitora de Graduação, Carolina Fialho, chamou atenção para as transformações recentes no âmbito da graduação. “Temos enfrentado desafios importantes nos últimos anos, como a crise orçamentária, a adaptação ao novo perfil estudantil, a diminuição no número de ingressantes e a evasão. Embora essa realidade tenha dimensão nacional e até global, temos buscado soluções, como a criação de cursos alinhados às demandas contemporâneas, a curricularização da extensão e estratégias para ampliar o acesso à universidade”, afirmou. 

Entre os principais avanços, a pró-reitora destacou a ampliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a criação de três cursos de graduação no âmbito do PARFOR Equidade: Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos. Também foram implementados cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES).

Outro ponto ressaltado foi o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI), voltado à acessibilidade e ao atendimento de estudantes com necessidades específicas. Na área da avaliação institucional, 14 cursos de graduação foram avaliados recentemente pelo MEC-INEP: nove receberam nota máxima (5) e cinco obtiveram nota 4. Já no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os cursos de Nutrição e Medicina Veterinária se destacaram com nota máxima.

A universidade também lançou o Programa Vem Ser UFRB, uma ação estratégica para ingresso e permanência de estudantes, composta por subprojetos como Discente Especial, Graduação Comunica, Grupos PET nas Escolas e Inovação Curricular / Itinerários Formativos Contínuos. Este último é fruto de parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e já está em fase inicial de implementação, com previsão de início em 2025.

"Temos muitos desafios, nós bem sabemos, mas, considerando o seu percurso em vinte anos, estamos certos de que a UFRB é uma instituição consolidada, resistente e comprometida com o seu projeto", avaliou Fialho.

O vice-reitor da UFRB, Fábio Josué, reforçou o papel social da instituição e destacou a importância de sua estrutura multicampi. “A UFRB é a maior política pública implantada no nosso território. Nossa atuação em diversos campi permite a inclusão de segmentos historicamente excluídos do ensino superior”. Ele também apontou para a natureza dos cursos ofertados, que  “se destacam pelo perfil inovador em relação a sua temática e têm desenhos curriculares com enfoques específicos, que fazem da UFRB reconhecida pelas inovações que desenvolve”.

Nesse contexto, a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, refletiu sobre os questionamentos enfrentados pelas universidades e a importância de reconhecê-los como críticas que apontam caminhos e reafirmam a diversidade como essência institucional. “É preciso que nós nos mobilizemos, nos unifiquemos para enfrentar o que está colocado no futuro. E isso passa por essa ação ordinária da graduação, por celebrar os 20 anos da universidade, os egressos que passaram por aqui, os cursos que realizamos até aqui, mas também por desafiarmos as nossas certezas e inventarmos novos modos de formação. Devemos avaliar a possibilidade da novidade e reafirmar um compromisso com o nosso lugar — o Recôncavo — interferindo no futuro. Essa é a função da instituição universitária hoje”, declarou.

Confira as imagens do Simpósio de Graduação da UFRB.

Na dúvida, fale conosco!