O Programa Novatores powered by InovAtiva está com inscrições abertas para sua 2ª edição, realizada pela parceria entre Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Serão selecionados 30 projetos de negócio inovador, sendo cinco deles vinculados à UFRB, para fazer parte do programa de aceleração de projetos e receber capacitação empreendedora, fortalecendo o debate em torno do ecossistema de inovação da região.
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário online, disponibilizado exclusivamente no site do programa, até o dia 20 de maio de 2025. O programa visa projetos de negócio inovador que se encontrem em fase de ideação ou validação. Podem se inscrever pessoas físicas residentes nos territórios de identidade Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Recôncavo, Bacia do Jacuípe, Sisal, e Vale do Jiquiriçá, que estejam vinculadas ao projeto, que detenham titularidade sobre ele ou que o representem e atuem em nome dele.
O programa é totalmente gratuito e voltado para quem está no início do caminho empreendedor, seja com uma ideia ainda em formação, seja com um projeto que já começou a ser testado. Durante três meses, os participantes recebem acompanhamento personalizado com especialistas, capacitações práticas sobre como estruturar o negócio, ajuda para apresentar a ideia de forma clara e atraente e contato com possíveis parceiros e investidores.
Como explica o representante do Novatores na UFRB e responsável pela Incubadora Seiva, Geovane Santana, não é necessário ter experiência prévia em negócios para participar do programa, apenas vontade de transformar uma boa ideia em realidade. “Na primeira edição, tivemos a participação de um projeto da UFRB, a Startup Impluse, criada por Cecília Gomes e Crycia Almeida. Para esta segunda edição, esperamos ampliar a nossa representação”, afirma. Ainda de acordo com Geovane Santana, esta será a primeira aceleração no âmbito das discussões para construção do ecossistema de Inovação do Recôncavo, portanto uma excelente oportunidade para comunidade acadêmica da UFRB e para o Território.
Para o coordenador do Novatores powered by InovAtiva na UEFS, professor Angelo Loula, o programa existe para mostrar que boas ideias podem virar negócios reais, independentemente de onde surjam. “No ano passado, ajudamos 25 projetos a saírem do papel – desde soluções tecnológicas até produtos que valorizam nossa cultura local”, aponta. “Muitas pessoas têm ideias brilhantes, mas não sabem por onde começar. Nosso papel é justamente oferecer o caminho e os apoios necessários para que essas ideias se transformem em soluções concretas”, explica o coordenador.
O programa Novatores é uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio da Agência de Inovação (InovaUEFS), e em 2025 conta também com a co-realização da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), através da Incubadora Seiva, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O Novatores conta ainda com o apoio do Sebrae, metodologia da Wadhwani Foundation e parceria do Hub Feira.
Mais informações no site https://novatores.uefs.br/ ou pelo Instagram @aceleranovatores.