A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi uma das instituições contempladas na mais recente ação de doação de mercadorias apreendidas promovida pela Receita Federal em Feira de Santana, no dia 11 de abril. A cerimônia de entrega ocorreu durante a Semana da Responsabilidade Social, quando a Receita destinou mais de R$ 600 mil em produtos para entidades sociais e educativas da região e de outros estados.
Entre os itens doados para a UFRB estão equipamentos de informática, eletrônicos e acessórios destinados ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e de comunicação institucional, totalizando o valor de R$ 120.659,18. O pedido de doação foi formalizado em 2024 pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) da universidade.
A iniciativa faz parte do Programa Receita Cidadã, que busca dar novo uso a produtos retidos em operações fiscais, evitando a destruição de mercadorias e contribuindo para o fortalecimento de projetos sociais e educativos. Segundo o delegado da Receita Federal em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, "a destinação desses materiais para instituições públicas tem impacto direto na promoção da ciência, educação e inclusão social".
A reitora da UFRB, Georgina Gonçalves dos Santos, destacou o papel fundamental das doações e apoio institucional da Receita Federal. "Essas doações representam um apoio importante para a continuidade das nossas atividades de comunicação, pesquisa e extensão, especialmente diante das restrições orçamentárias enfrentadas pela universidade. Agradecemos à Receita Federal pela parceria institucional e reafirmo que essa colaboração contribui diretamente para o fortalecimento das ações da UFRB em benefício do desenvolvimento regional", disse.
Além da UFRB, outras entidades beneficentes e instituições de ensino, como o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), também receberam mercadorias.