No dia 27/3, a reitora Georgina Gonçalves participou da 204ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, onde foram debatidos temas como orçamento universitário, gestão de hospitais universitários, investimentos em inovação e governança pública. O encontro reforça a troca de experiências e a busca por soluções para os desafios do ensino superior público no Brasil.
No dia 25/03, no Ministério da Educação, a reitora Georgina Gonçalves e o vice-reitor da instituição, profº. Fábio Josué, estiveram reunidos com o Secretário de Educação Superior, professor Marcus Vinícius Davi, para tratar de demandas relacionadas à infraestrutura da universidade, incluindo a construção de sedes para os Centros de Ensino e do Campus de Santo Amaro. Essa articulação conta com o apoio da bancada baiana e lideranças comprometidas com a expansão e fortalecimento da educação pública. Estiveram presentes a professora Tatiana Velloso, a deputada Lídice da Mata e os deputados Antônio Brito, Walmir Assunção e Zé Neto.
A Editora da UFRB participou do I Encontro Baiano das Editoras Universitárias (EBEU), realizado presencialmente nos dias 27 e 28 de março na UESC. O evento teve como objetivo discutir e compartilhar experiências sobre "Inteligência Artificial e Direito Autoral: estado da arte e implicações" e contou com a participação de representantes das editoras da UFRB, UESC, UFBA, UNEB, UESB e UEFS, além da ABEU nacional.
A PROGEP firmou parceria com a Central de Atendimento da UFRB para aprimorar o fluxo de informações entre os setores da universidade e a comunidade. A primeira ação dessa parceria foi voltada para o concurso público para docentes do Magistério Superior, e a expectativa é que outras iniciativas sejam implementadas futuramente. No dia 24 de março, foi realizado um treinamento com as equipes do NUGESC/PROGEP e da Central de Atendimento, com o objetivo de alinhar os processos e padronizar o atendimento às demandas da comunidade interna e externa da UFRB. Durante o encontro, foram apresentadas as principais diretrizes que nortearão essa colaboração, visando tornar a comunicação mais ágil e eficiente.
Dando continuidade às ações voltadas à atualização de instrumentos normativos e à inovação curricular, o Núcleo de Gestão de Currículos da PROGRAD reuniu-se, no dia 26 de março, com a Coordenadoria da Biblioteca Central para os ajustes finais na norma sobre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na graduação.
Ainda no dia 26/3, a PROGRAD coordenou uma reunião com a Coordenação do Programa e-Cidadania do Senado Federal, apresentando o Projeto Oficina Legislativa aos Coordenadores de Curso da UFRB. O encontro foi um sucesso e representou o primeiro passo para o estabelecimento de um convênio entre as instituições, contando com grande adesão de docentes interessados em implementar as oficinas em seus programas e projetos de ensino e extensão.
No dia 26/3, as equipes do Núcleo de Gestão e Planejamento de Compras/CMP e da Coordenadoria de Licitações e Compras receberam professores e técnicos do CETEC para orientação sobre a elaboração dos processos de compras do exercício 2025, como parte do Programa PROAD Itinerante.
Nesta mesma data, a CCONT reuniu-se com o Grupo de Trabalho (GT) instituído pela PROAD para iniciar o Mapeamento de Processos na pró-reitoria. O Núcleo de Gestão de Contratos será o piloto dessa iniciativa, que busca otimizar o fluxo de processos, melhorar a gestão, reduzir gargalos e aumentar a transparência e a eficiência na UFRB.
A UFRB comemorou o lançamento do primeiro Mestrado em Artes da instituição, com programação especial nos dias 27 e 28 de março no CECULT, em Santo Amaro. O evento incluiu aula inaugural e minicurso ministrado por Marcelo Campos (UERJ), e contou com a presença da pró-reitora Simone Alves, do coordenador de ensino de pós-graduação Lucas Cerqueira, da diretora do CECULT Rita Dias e da coordenação do PPGARTES.
A UFRB teve participação ativa no Startup Day Recôncavo 2025, evento realizado no Auditório PPGI, em Cruz das Almas. A atividade, promovida pelo Sebrae Startups em parceria com a UFRB, UNIMAM e Embrapa Mandioca e Fruticultura, reuniu a comunidade acadêmica, empreendedores, investidores e entusiastas da inovação, abordando desafios e aprendizados do ecossistema empreendedor.
No dia 28/3, a PPGCI participou do II Encontro de Agroecologia e Educação do Campo - Laboratório Vivo, com a presença da coordenadora de pesquisa da PPGCI, professora Soraia Fonteles. O evento ocorreu das 14h às 17h no Auditório Paulo Freire, CETENS, Campus Feira de Santana.