Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias Com cerca de 38 mil espécies catalogadas, Herbário da UFRB é espaço educativo para visitantes
Extensão

Com cerca de 38 mil espécies catalogadas, Herbário da UFRB é espaço educativo para visitantes

06/03/25 08:31 , 06/03/25 08:30 | 2156
imagem sem descrição.

Elas estão por toda parte: no quintal de casa, na praça do bairro, nas ruas da cidade, na decoração de casamentos e até no chazinho medicinal. Às vezes passam despercebidas, mas cada folha, flor e raiz compõe a biodiversidade de um lugar e o que parece apenas um simples arbusto pode esconder princípios  ativos usados em medicamentos, enquanto uma árvore frondosa pode ser peça-chave no equilíbrio de um ecossistema. Mas como despertar esse olhar curioso nos(as) estudantes? Uma visita a um herbário pode ser a resposta. Mais do que um repositório de plantas secas (herborizadas) e catalogadas, esse espaço funciona como um verdadeiro laboratório de descobertas, onde visitantes entram em contato direto com a pesquisa científica e ampliam o conhecimento sobre a riqueza vegetal que os cercam. 

Um exemplo disso é o Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB). Ao abrir suas portas ao público, o espaço tornou-se um importante instrumento pedagógico para aprimorar a compreensão da comunidade sobre a biodiversidade vegetal e a pesquisa científica na região do Recôncavo da Bahia. A recepção de grupos de estudantes de instituições de ensino públicas e privadas para visitação teve início em 2016, se intensificando em 2022. Em 2024, o número de visitas atingiu um recorde: 5000 pessoas estiveram no espaço. O público abrange desde crianças da pré-escola até universitários(as).

No HURB, os(as) visitantes têm a oportunidade de conhecer algumas das cerca de 38 mil espécies de plantas, raízes e sementes, catalogadas no acervo. Durante a visitação, eles(as) aprendem sobre a importância do herbário, o processo de coleta e o lugar de onde vêm as espécies expostas e catalogadas. Também podem acompanhar as etapas de preparação das plantas para exposição: a prensagem, seleção, costura ou colagem da planta em um papel cartão específico e a colagem da etiqueta. Há atividades interativas, conteúdo sensorial, observação através da lupa, além da exposição de banners com os trabalhos realizados pelos(as) estudantes envolvidos(as) com o HURB. Outras atividades lúdicas, como jogo de memória, serão implementadas em 2025. 

A dinâmica das visitas é adaptada de acordo com a faixa etária de quem chega para conhecer o herbário. “Por exemplo, quando são turmas da educação infantil, a gente sempre tem uma ludicidade maior, buscando uma maior imersão deles. Quando são turmas do ensino médio, abordamos questões mais críticas e contextualizamos a botânica com assuntos da atualidade”, explica Rodrigo de Jesus, egresso da UFRB e atualmente estudante do doutorado em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele enfatiza, ainda, que a visitação “não é só chegar e olhar. Oferecemos uma prática imersiva, tem um mão na massa”. Além de Rodrigo, outros 12 estudantes da graduação e da pós-graduação da UFRB se revezam para recepcionar os visitantes e apresentá-los à dinâmica do herbário. 

Para a professora e curadora do HURB, Lidyanne Aona,as visitações ao herbário, além de terem uma importância pedagógica para combater a “invisibilidade botânica” e apresentar a botânica como parte do dia a dia das pessoas, também valorizam o trabalho feito pela equipe e proporcionam visibilidade da UFRB à comunidade. Ela ressalta que muitas das turmas que visitam o espaço são trazidas por egressos da universidade, que hoje atuam como professores da região. “A visita é uma ferramenta fundamental para o ensino de Botânica. Tal experiência proporciona oportunidades de aprendizado prático, desenvolve habilidades de observação e classificação dos vegetais e compreensão da importância das plantas na sociedade”, afirmou Lidyanne.

Em 2024, Lidyanne e nove estudantes publicaram os resultados das visitas ao HURB na Revista Ciência em Tela da Fiocruz, como parte da divulgação científica. O artigo está disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/17de1.pdf.

Saiba mais sobre o HURB

O Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB) foi criado em 2007 e indexado no Index Herbariorum (http://sweetgum.nybg.org/ih/) no ano de 2012. O acervo está disponível online através das redes SpeciesLink (https://specieslink.net/) e REFLORA. O espaço está localizado no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB/UFRB), em Cruz das Almas.

A coleção é formada, principalmente, por material proveniente de coletas do Recôncavo da Bahia, de estudos florísticos dos remanescentes florestais e de Unidades de Conservação no estado da Bahia, como o Parque Nacional de Boa Nova, a Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães e Serra da Jiboia. Também há espécies doadas por outros herbários do país - a troca de material é prática comum entre herbários.

Quer agendar uma visita ao HURB?  Entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Conheça mais, acessando a página do HURB e mantenha-se atualizado sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe, seguindo o perfil do herbário nas redes sociais.

Na dúvida, fale conosco!