Com objetivo de fomentar as produções literárias infantojuvenis realizadas por pessoas quilombolas e ciganas, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, lança o 1º Prêmio Nacional de Literatura Infantojuvenil para Quilombolas e Ciganos. O edital que regulamenta a premiação está disponível na página do DIVERSIFICA - Inclusão e Diversidade, núcleo da UFRB responsável pela iniciativa.
A premiação irá contemplar 36 autores(as) de livro infantojuvenil com um prêmio de até R$ 20 mil cada. Serão três categorias de premiação: obras inéditas finalizadas para publicação; escrita de textos inéditos em finalização para publicação; e republicação de obras de literatura infantojuvenis. As inscrições vão até 15 de abril e podem ser feitas gratuitamente no endereço: forms.gle/FeK5f4h8uiMX3ePHA.
As obras devem abranger um ou mais dos seguintes temas: ancestralidade, memória e oralidade, cultura e tradição; gênero e geração; d) diversidade e desigualdade; direitos humanos; território e territorialidade; meio ambiente; diversidade linguística; tecnologias ancestrais e contemporâneas; combate à violência; e saberes e fazeres.
A premiação, além de fomentar a criação e circulação de literaturas quilombolas e ciganas, pretende convocar a sociedade a conhecer as culturas desses grupos sociais e, ao mesmo tempo, fortalecer os registros de memórias e histórias.
A previsão é que a lista final das categorias contempladas seja divulgada em 18 de junho.
Acesse o edital para mais informações.
Acesse a página do Diversifica e também acompanhe o perfil nas redes sociais para conhecer mais sobre o trabalho do Núcleo.