O álbum Massaepê, disponível em todas as plataformas de streaming de música, é uma celebração à histórica diversidade musical do Recôncavo Baiano em seus diálogos mais contemporâneos. A produção é fruto do AmaruêLab, laboratório de produção musical e grupo de pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e marca o primeiro lançamento dos estudantes do curso Superior Tecnológico em Produção Musical, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), campus de Santo Amaro.
Sob a coordenação e direção musical do professor Armando Castro, o álbum é composto por 13 faixas intercaladas entre os formatos canção e instrumental. de acordo com seus criadores, Massaepê é “um álbum-viagem musical a partir do samba-de-roda, do reggae, do samba-reggae, das filarmônicas, dos grupos de choro, da sofrência, do ijexá, do samba-soul, da sonoridade dos povos originários, de três live-sessions de improvisação musical”.
Para Castro, Massaepê também se caracteriza como um álbum-homenagem a figuras como Naná Vasconcelos, a Ramiro Musotto, aos Mestres Populares do Recôncavo e de Salvador, como Dona Dalva, Mateus Aleluia, João do Boi, Seu Alumínio, Felipe Santiago, Vovó Cici, Mestre Sílvio, Roberto Mendes, Mestre Lourimbau, entre muitos outros.
“A produção é um passeio sonoro de exaltação ao ameríndio, ao amefricano, ao universo massivo da indústria musical, aquele que instiga a reflexão acerca da brasilidade kalunga, aquela originada no canto/canção de Roberto Mendes, de uma atmosfera sonoro-rizomática que comporta, traduz e transforma em arte o encontro dos saberes populares com a ciência, com a universidade pública, gratuita, de qualidade e compromissada com a formação e transformação social”, explica Castro.
Entre os estudantes que participaram do projeto estão John Jazz, Vítor Lyrio, Cléber Serra, Tiago Big, Rodrigo Bezerra, Renan Dias, Ed Gonçalves, Ananda Russell, Be Guimarães, Suzi Jardim, Francisco Pomponet, Sad Piva, Leinne Portugal, Mariane VP, Mah Cardoso, Kary Angel, Vict Freitas, Mano Fil, Godoy Snt, Lerry, DJ MVK0, entre outros.
Sobre o AmaruêLab
Laboratório de Produção Musical, Grupo de Pesquisa, Banco de Canções, via Projeto de Extensão criado no CECULT/UFRB, sob a coordenação do professor Armando Castro.
Siga @amarue.lab para acompanhar os trabalhos do grupo.
Com informações da Assessoria de Imprensa.