Fechar
Página inicial Notícias Professor da UFRB recebe financiamento para pesquisa sobre saúde cardiovascular
Pesquisa

Professor da UFRB recebe financiamento para pesquisa sobre saúde cardiovascular

Estudo será realizado em centros de pesquisa de todo o país
19/12/24 10:50 , 19/12/24 12:38 | 367
imagem sem descrição.

O estudo sobre saúde cardiovascular de autoria do professor Nuno Damácio de Carvalho Félix, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi um dos contemplados na Chamada Pública nº 32/2024, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa intitulada “Programa de cuidados primários de pessoas com risco cardiovascular (TEORISC study): ensaio clínico multicêntrico no Brasil” receberá financiamento  de mais de R$ 1 milhão do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS).

A pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar estratégias para o cuidado de pessoas com risco cardiovascular, baseadas na Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC), criada por Nuno em sua tese de doutoramento. Essa teoria, que faz parte da área de enfermagem, busca melhorar a abordagem para o cuidado de pessoas com síndrome metabólica, visando reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A teoria se apoia no uso de diagnósticos e intervenções da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) e foca na prevenção de doenças como o infarto e o diabetes. 

O estudo será conduzido em centros de pesquisa em todas as cinco regiões do Brasil e envolverá mais de 10 Instituições de Ensino Superior, incluindo a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT),  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além da UFRB. Durante os próximos três anos, adultos com fatores de risco cardiovascular serão acompanhados por pelo menos 12 meses para monitorar e reduzir esses riscos. 

A pesquisa se propõe a oferecer um panorama dos fatores de risco cardiovascular no Brasil, levando em conta as diversas realidades sociais, epidemiológicas e clínicas do país. O estudo, com seu foco na inovação e na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), pode ter potencial para ser expandido para outras partes do mundo, explica o professor Nuno Félix, que é docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/ UFRB), em SAnto Antônio de Jesus, e de Saúde da Família (FIOCRUZ).

O financiamento da Chamada Pública nº 32/2024 tem como objetivo apoiar projetos científicos e tecnológicos que possam contribuir de forma significativa para o avanço da saúde no Brasil, especialmente nas áreas de cuidados preventivos e no fortalecimento do SUS. O TEORISC study será o seguimento de uma pesquisa realizada na UFRB, financiada pela Chamada CNPq UNIVERSAL 2021, com a participação de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, mas agora aplicada em um contexto nacional.

Na dúvida, fale conosco!