Fechar
Página inicial Notícias Projeto da UFRB é selecionado como finalista em Prêmio de Propriedade Intelectual, do INPI
Pesquisa

Projeto da UFRB é selecionado como finalista em Prêmio de Propriedade Intelectual, do INPI

16/12/24 13:37 , 16/12/24 13:37 | 450
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conquistou o 3º lugar no Prêmio de Propriedade Intelectual nas escolas,  na categoria Planeta, Nordeste e Ensino Médio, edição 2024, promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A premiação reconhece iniciativas que promovem o ensino da Propriedade Intelectual (PI) em escolas, e o projeto premiado foi o Jogo dos 7 desperdícios, do Projeto Lean Healthcare, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB, em Feira de Santana.

O jogo, baseado em tabuleiro, visa ensinar sobre desperdícios utilizando o refeitório escolar como exemplo. Criado pela estudante e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) Andressa Clara Barbosa de Araújo, do curso de Engenharia de Produção. O jogo é aplicado por estudantes e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Colégio Estadual Tecla Mello, também de Feira de Santana, que é parceiro da UFRB no projeto.

Durante os eventos como feiras de profissões e recepção de calouros(as), os estudantes apresentam o jogo, utilizando a imagem do refeitório escolar para ensinar sobre os tipos de desperdícios que podem ocorrer nesse ambiente. A proposta busca sensibilizar para práticas de consumo mais conscientes e sustentáveis, com base na metodologia Lean, que visa reduzir desperdícios e aumentar a eficiência das ações.

Lançado em 2023, o  Jogo dos 7 desperdícios já coleciona reconhecimentos. Foi destaque no Prêmio Inventor UFRB 2023 e também já conquistou o registro como desenho industrial no INPI. Para Cristiane Agra Pimentel, coordenadora do Projeto Lean Healthcare, o reconhecimento “é extremamente importante para a consolidação dos trabalhos, especialmente por ser um trabalho disruptivo que traz a engenharia para a área da saúde, o que no início enfrentou vários desafios por desacreditar que os engenheiros eram possíveis atuar na área da saúde. E agora, mais precisamente, a gente mostra que também é possível levar conhecimento do Lean da engenharia para o Ensino Médio”.

A professora Cristiane acrescenta que outras instituições de ensino podem solicitar a apresentação do Jogo dos 7 desperdícios para estudantes dos níveis médio e fundamental. Para isso, basta entrar em contato com o Projeto Lean Healthcare e solicitar a visita.

Lean Healthcare

Criado em 2019, o Lean Healthcare é um projeto de pesquisa que propõe a implementação da filosofia Lean na área da saúde, promovendo controle e manutenção de uma saúde plena e preventiva. Coordenado pela professora Cristiane Agra Pimentel, do curso  de Engenharia de Produção do CETENS/UFRB, o projeto se destaca por unir o ensino de engenharia com práticas que podem transformar a gestão da saúde no Brasil.

Acompanhe o perfil do Lean Healthcare nas redes sociais e saiba mais sobre as ações do projeto.

Conheça também sobre o Programa Propriedade Intelectual nas Escolas.

Na dúvida, fale conosco!