Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias Fórum 2024 celebra legado de Luiza Bairros e convida público a refletir sobre questões étnico-raciais
Fórum 2024

Fórum 2024 celebra legado de Luiza Bairros e convida público a refletir sobre questões étnico-raciais

27/11/24 11:48 , 02/12/24 13:53 | 1539
imagem sem descrição.

“Luiza Bairros dizia que uma homenagem só é válida se as pessoas incorporarem o legado do homenageado”, disse Fernanda Bairros, sobrinha de Luiza, durante o Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2024) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em sua 18ª edição, o evento fez uma femenagem a Luiza, celebrando seu legado e, sobretudo, promovendo reflexões sobre políticas de ações afirmativas e a luta antirracista, entre outros temas caros para a femenageada. Para isso, o Campus de Cruz das Almas foi palco de diversas atividades como oficinas, mesas redondas, rodas de conversa, atrações culturais, além de oferta de serviços à comunidade. 

Na abertura do evento, na noite de 21 de novembro, Georgina Gonçalves, reitora da UFRB, falou sobre a importância do Fórum para a consolidação do “projeto da UFRB”, que sendo uma universidade do território, é “consolidada em torno de setores da população que antes não frequentavam essas instituições”. Segundo ela, o Fórum “é a celebração de algo que é perseguido por uma sociedade que se quer mais democrática que é uma sociedade com mais igualdade racial”.  

Denize Ribeiro, pró-reitora da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), também falou, ainda na abertura do evento, sobre o Fórum ser um espaço para fomentar a discussão sobre questões étnico-raciais e, assim, provocar reflexões na comunidade acadêmica. “Para lutar contra o racismo a gente precisa estar preparado. Nesta universidade, o objetivo da PROPAAE é preparar cada vez mais nossos estudantes para esses enfrentamentos, para o combate ao racismo, à misoginia, à violência e para a disputa nessa sociedade que deve pertencer também a eles e elas”, disse Denize. 

forum encerramento 1

Ainda sobre a noite de abertura do Fórum 2024, o dispositivo institucional contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo de representantes do Ministério da Igualdade Racial, da Educação, de movimentos negros, além de gestores da UFRB. A socióloga Vilma Reis foi a responsável pela conferência de abertura e também relembrou as ações de Luiza, com destaque para o combate ao racismo institucional e na luta pela implantação das ações afirmativas na educação e no serviço público.

“Nós acreditamos que é possível a gente continuar forjando uma militância política, negra, no feminismo negro, com o grau de compromisso político que Luiza Bairros teve e nos ensinou. Para nós, ela é uma escola de política e de potência”, afirmou Vilma. 

Exposição Luiza Bairros: Lentes e Voz

Para completar a programação da noite de abertura do Fórum 2024 foi realizado o lançamento da exposição “Luiza Bairros: Lentes e Voz”, que contou com a curadoria da professora Martha Rosa, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB). 

forum encerramento 2

A ideia da exposição é ser “um passeio pela história do movimento negro, das mulheres negras, das políticas públicas por igualdade racial no brasil a partir de Luiza Bairros”,  conforme explicou Martha. Para isso, a curadoria reuniu objetos pessoais, depoimentos, registros de discursos, vídeos sobre a trajetória, textos produzidos por e sobre a ativista. A exposição também conta com espaços dedicados às  políticas públicas criadas por Luiza e aos novos feminismos revisitados. Há ainda, ambientes interativos, inclusive para o público infantil.

A exposição “Luiza Bairros: Lentes e Voz” está localizada no foyer da Biblioteca Central do Campus de Cruz das Almas e pode ser visitada de forma gratuita até 28 de novembro. Depois, ela seguirá para outros campi da UFRB. 

Aproximação com a comunidade

O Fórum 2024 além de trazer atividades voltadas para discussões acadêmicas, também abriu espaço em sua programação para que a comunidade externa participasse do evento. Isso foi possível graças às feiras de saúde da população negra e de artesanato, apresentações culturais e realização de oficinas.

Na Feira de Saúde da População Negra foram ofertados serviços de saúde, tanto básicos, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações, até exames como ultrassonografia e eletrocardiograma. Foi também um momento para oferecer à população serviços da prática integrativas e complementares, como mandala, reiki e escalda pés. O professor Paulo Falcão, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB) estava em uma das tendas realizando massoterapia e ventosaterapia. Para ele, esses serviços promovem “a diminuição da ansiedade, de estresse, da pressão arterial, o conforto para essas pessoas. Então são alternativas importantes para pessoas que sempre viveram espaços de secundarização e em espaços de opressão”.

forum encerramento 3

A realização da Feira foi possível graças à parceria da UFRB com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do Saúde Mais Perto, Prefeitura de Cruz das Almas, entre outras instituições públicas e privadas. 

Paralelamente à Feira de Saúde, também aconteceu a Feira de Artesanato, onde artesãos locais puderam expor e comercializar seus produtos de artesanato e culinária, que valorizam as raízes e contam histórias do Recôncavo. 

Os(As) visitantes também tiveram oportunidade de aprender nas oficinas oferecidas nos dias do evento. Instrumentos de percussão, autodefesa para mulheres, tranças afro e turbantes foram alguns dos temas dos ensinamentos ofertados.

Todos os três dias do Fórum 2024 foram encerrados com apresentações culturais de artistas do cenário local e nacional.  Passaram pelo palco da UFRB Alana Sena, Samba das Cumades, Banda Didá, Samba de Roda de Dona Dalva e Matilde Charles. 

Discussões

As questões étnico-raciais pautaram o Fórum 2024 e foram debatidas em mesas redondas e rodas de conversa que contaram com a participação de pesquisadoras, ativistas, gestoras, estudantes e militantes do Brasil e de diferentes países. Corroborando com o objetivo do evento de fomentar produções acadêmicas, científicas e culturais, estudantes também apresentaram trabalhos sobre o assunto.

forum encerramento 4

Em consonância à femenagem a Luiza Bairros e às pautas levantadas por ela, as discussões giraram em torno, principalmente, das ações afirmativas para inclusão da população negra no mercado de trabalho e na educação, nas questões de gênero e enfrentamento ao racismo.

Durante o Fórum, também foi realizado o I Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis. O evento reuniu pró-reitores(as) de políticas afirmativas de universidades da Bahia, que compartilharam as perspectivas e desafios enfrentados para a consolidação e ampliação das ações inclusivas. 

Movimentos estudantis, como o Coletivo Lobas, trouxeram a discussão sobre políticas de parentalidade, que diz respeito ao acesso e permanência de pessoas com filhos(as) na universidade. Representantes de outras instituições públicas também participaram da discussão trazendo assuntos como saúde mental e inclusão de pessoas trans. 

Troféu Luiza Bairros

Pessoas com histórico de contribuição para a luta antirracista e apoio às ações afirmativas foram homenageadas com o troféu Luiza Bairros. Ao total, 39 personalidades, como Lázaro Ramos, representado no evento pelo pai Ivan Ramos,  Marinete e Antonio da Silva, do Instituto Marielle Franco, atores e atrizes, pessoas ligadas à quilombos e à religiões de matrizes africanas receberam a premiação. Servidores da UFRB também foram agraciados(as) com a homenagem.

O troféu foi criado pelo artista visual Mário Vasconcelos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

forum encerramento 5

Forinho

“Incluir uma programação para crianças é pensar nosso papel na formação delas, que elas serão os sujeitos que já atuam e atuarão na comunidade, inclusive numa dimensão antirracista”, explicou Fernanda Souza, sobre o Forinho. O evento, que compõe a programação do Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo desde 2018, abrange o público infanto-juvenil de escolas públicas e particulares da região. 

forum encerramento 6

Neste ano, crianças e adolescentes puderam assistir apresentações culturais de samba de enxada, peças teatrais, capoeira e ciranda, além de interagirem através de brincadeiras lúdicas feitas para promover entre eles(as), desde cedo, a cultura antirracista. Além de espectadores, estudantes do Colégio Luciano Passos participaram da programação do Forinho expondo suas obras para o público. 

Encerramento

A noite de encerramento, em 23 de novembro, foi marcada pela conferência de Carla Akotirene e pelo desfile da beleza negra, ambos realizados na tenda Quilombo Pitanga de Palmares.

Carla é autora de livros e concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades. Na fala que encerrou o Fórum 2024, ela, que teve oportunidade de conviver com Luiza Bairros, discorreu sobre os aprendizados e a luta que compartilhou com a ativista. “Ela me formou em termos intelectuais, em termos de aceitar as minhas preferências teóricas e metodológicas. Aprendi com ela que a gente precisa de um compromisso femininsta negro de relevância a tudo que foi sustentado em termos epistemológicos e no legado das mulheres negras para mostrar a inseparabilidade do racismo, do capitalismo e do heteropatriacardo”, disse. 

forum encerramento 7

A exaltação à diversidade da beleza negra animou o público e encerrou o evento. 

Confira a cobertura fotográfica do Fórum 2024.

Perdeu ou quer rever alguma atividade da programação? Assista na TV UFRB.

Para certificados e outras informações, acesse a página do Fórum 2024.

Na dúvida, fale conosco!