A partir desta quinta-feira (21), a Universidade Federal do Recôncavo será palco de uma série de atividades que abordam temas como ancestralidade, identidade cultural, saúde e educação. Essas atividades compõem a programação do Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2024) que, além de debates, também oferece serviços e atrações culturais. O evento acontece no Campus de Cruz das Almas até sábado (23) e terá transmissão pela TV UFRB".
Em sua 18ª edição, o Fórum 2024 já conta com cerca de mil e quinhentos inscritos(as). A programação reúne pesquisadores(as), ativistas, gestores(as), estudantes e militantes do Brasil e de diferentes países. Artistas de diferentes linguagens culturais também participarão, assim como parceiros da sociedade civil e de órgãos públicos nacionais, estaduais e municipais, que contribuirão para enriquecer os debates.
Diversidade de atividades e espaços
Devido à diversidade de atividades, o Fórum 2024 ocupará vários espaços do Campus de Cruz das Almas. Haverá atividades no prédio de aulas do Pavilhão 2 e 3, no auditório da PPGCI, no auditório do Prédio de Solos, no auditório da Biblioteca Central e no auditório do Hospital de Veterinária. Além disso, tendas foram montadas para abrigar parte da programação.
Programação do primeiro dia
O primeiro dia do Fórum 2024 começa com uma programação intensa. Às 8h, terão início os minicursos, rodas de conversa, feiras de artesanato e de saúde da população negra, Forinho, além do lançamento de livros, com momentos de interação com os autores. À noite, às 18h, o evento será oficialmente aberto com a realização da conferência de abertura, que contará com a presença da socióloga Vilma Reis. Em seguida, será lançada a exposição “Luiza Bairros: Lentes e Voz”. O dia será encerrado com apresentações de Alana Sena e do Samba das Cumades.
Sobre o Fórum 2024
Com o tema "Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros", o Fórum 2024 celebra a trajetória de Luiza Bairros, militante, intelectual e ativista na luta feminista e antirracista no Brasil, destacando o legado de suas lutas na diáspora.
Ao longo dos anos, o Fórum tem promovido produções acadêmicas, científicas e culturais, destacando o papel das políticas de ações afirmativas no Brasil. Por meio deste evento, a UFRB reafirma seu compromisso com a valorização e produção de conhecimento das comunidades tradicionais, negras, indígenas, LGBTQIAPN+, além do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
O Fórum 2024 é promovido pela UFRB, através da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis e demais Pró-Reitorias, Superintendências, em articulação com todos os Centros Acadêmicos de Ensino e Assessoria de Comunicação da UFRB.
Acesse a programação completa do Fórum 2024 e acompanhe todas as informações do evento no site ufrb.edu.br/forum.