Fechar
Página inicial Notícias UFRB tem cinco pesquisadores(as) contemplados(as) com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq
PÓS-GRADUAÇÃO

UFRB tem cinco pesquisadores(as) contemplados(as) com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

19/03/24 09:36 , 22/03/24 09:40 | 1094
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) registra cinco professores(as) contemplados(as) com Bolsas de Produtividade em Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), referentes à Chamada CNPq Nº 09/2023. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet, no dia 8 de fevereiro.

Os(As) pesquisadores(as) da UFRB Ângela Lúcia Silva Figueiredo, Carlos Alberto Santos Costa, Luciana da Cruz Brito e Osmundo Santos de Araújo Pinho, vinculados ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e Lidyanne Yuriko Aona Pinheiro, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), foram contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa, que visam valorizar pesquisadores(as) que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, valorizando sua produção científica.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Simone Alves Silva, a aprovação de bolsas de produtividade em pesquisa pelos(as) pesquisadores(as) da UFRB "é de extrema importância para o estímulo e a manutenção da produção científica de qualidade na Instituição". Segundo Simone, a concessão dessas bolsas possibilita que os(as) docentes dediquem mais tempo e recurso para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, fortalece os programas de pós-graduação da Universidade, permite a publicação de artigos em periódicos com qualis de alto impacto e auxilia a participação em eventos científicos para a divulgação dos seus trabalhos, com participação mais efetiva na formação de recursos humanos voltados para a pesquisa. "Isso tudo contribui diretamente para o avanço e o reconhecimento da pesquisadora e do pesquisador em diversas áreas do saber, fortalecendo a UFRB como uma instituição de ensino e pesquisa com excelência acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no nosso país", destaca a pró-reitora.

Conforme o resultado do edital, as bolsas Produtividade em Pesquisa dos(as) professores(as) da UFRB são de nível E (categoria 2), com duração de até 36 meses.  A vigência das bolsas iniciou a partir de 1º de março.

A coordenadora de Pesquisa (da CPESQ/PPGCI/UFRB), Soraia Fonteles, parabenizou nominalmente, os pesquisadores(as), que tiveram suas propostas aprovadas na Chamada CNPq Nº 09/2023. "Gostaríamos de destacar que, das cinco bolsas concedidas para a UFRB nessa chamada, três foram direcionadas para pesquisadoras mulheres, mostrando o interesse e o engajamento em atividades de pesquisa, contribuindo para incrementar o percentual de mulheres com bolsa de produtividade do CNPq na instituição", enfatizou Soraia.

São também objetivos da chamada incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Resultado da Chamada CNPq Nº 09/2023

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!