Fechar
Página inicial Notícias UFRB assina contrato para retomada das obras do Complexo Esportivo do Campus de Amargosa
Infraestrutura

UFRB assina contrato para retomada das obras do Complexo Esportivo do Campus de Amargosa

06/02/24 13:40 , 07/02/24 12:17 | 1208
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu um passo significativo para atender a uma demanda antiga da comunidade: a conclusão do Complexo Esportivo do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa. O contrato para retomada e finalização da obra foi assinado, nessa segunda-feira (5), na sala dos conselhos, na Reitoria. O trabalho será realizado pela empresa Eloim Engenharia e Construção, vencedora da licitação.

Com um valor de R$ 2.945.076, o contrato prevê serviços na quadra esportiva, pista de atletismo, além de intervenções arquitetônicas na edificação. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é de um ano e meio.

A importância da assinatura do contrato é destacada por Georgina Gonçalves, reitora da UFRB, pois, segundo ela, o ato traz consigo a “expectativa de uma comunidade inteira, de um território inteiro”. Isso porque, a obra estava parada há cerca de dez anos e foi abandonada por duas vezes por empresas contratadas anteriormente. A gestora também pontuou as dificuldades financeiras que atrasaram a realização da obra e que foram superadas pelo engajamento e trabalho da equipe da instituição. “Nossa Universidade nasce a partir da reivindicação do Território do Recôncavo e do Território do Vale do Jiquiriçá, com a discussão de ser inclusiva, de ser desse lugar; nasce a partir de uma política de expansão do ensino superior no Brasil. A materialidade disso, entretanto, vem sendo construída com muita dificuldade, em espaços de disputas de ordem políticas, que se materializam em disputas de recursos. É importante lembrar do apagão, em termos financeiros, em pelo menos seis dos nossos 18 anos, e de que, mesmo todos esses constrangimentos financeiros não foram suficientes para enfrentar nossa disposição em continuar na nossa expansão e na consolidação da UFRB”, afirmou a reitora.

Além de compartilhar o sentimento de expectativa pela entrega do Complexo com a professora Georgina, o professor Fernando Tisque, vice-diretor do CFP, que na ocasião representava a diretora Creuza Souza Silva, também expressou o agradecimento pela retomada das obras. “Esse processo representa as demandas, desejos e expectativas de uma comunidade muito ampla. Isso representa a qualificação da formação de professores, a ampliação das possibilidades de acesso dos serviços da população de Amargosa e também de um crescimento possível em pós-graduação. Então, são muitas frentes em que a finalização de uma obra dessa representa para uma população que esteve participando na construção do campus da universidade e também representa a consolidação e ampliação da UFRB”, declarou Tisque.

Retomada

As tratativas que levaram à assinatura do contrato que possibilita retomar a obra do Complexo Esportivo tiveram início em julho de 2023, quando o Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na UFRB para inauguração do Pavilhão de Aulas 3, do campus de Cruz das Almas e anunciou novos investimentos.

A partir daí, as equipes da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e Pró-Reitoria de Administração (Proad) elaboraram peças técnicas, projetos e orçamento para possibilitar a chegada dos recurso e, assim, realizar a licitação que culminou na contratação da empresa vencedora.

7b4414e9 61cd 43bb 999e 577d2b49dbea
Projeção da conclusão do Complexo Esportivo do Centro de Formação de Professores (CFP).
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!