Fechar
Página inicial Notícias UFRB firma parceria com Ministério da Cultura para qualificação de trabalhadores(as) da cultura
Cultura

UFRB firma parceria com Ministério da Cultura para qualificação de trabalhadores(as) da cultura

Campus de Santo Amaro será responsável pela oferta dos cursos.
01/02/24 08:35 , 02/02/24 08:54 | 904
imagem sem descrição.

Trabalhadores(as) da cultura são o público-alvo de um programa de formação e qualificação que será ofertado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura (Minc). Trata-se do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (SEFIC) do MinC.

O programa  terá um papel fundamental na nacionalização da formação e da qualificação dos trabalhadores do setor, gerando oportunidade de trabalho, emprego, renda e cidadania. Como instituição parceira, a UFRB, por meio do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, será responsável por ofertar, gratuitamente, cursos de qualificação para trabalhadores(as) da cultura. Para isso, o MinC repassou à UFRB o valor de R$ 2,16 milhões, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED).

Entre maio de 2024 e dezembro de 2026, está prevista a oferta da Especialização em Política e Gestão Cultural, em formato híbrido; além de dez cursos livres e cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em formato ead — todos coordenados pelo CECULT. Os cursos serão oferecidos através da  Escola Solano Trindade de Formação Artística, Técnica e Cultural (ESCULT), plataforma on-line criada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com o MINC. O nome da escola é uma homenagem ao importante artista Solano Trindade, militante da cultura e do movimento negro no Brasil.

No CECULT, o programa será coordenado pelos professores Luciano Simões, Mariella Santiago, Marcos Santos, Cláudio Manoel, Laura Bezerra e Carol Diniz.

Lançamento

A ESCULT e os primeiros cursos a serem oferecidos a partir da parceria do MinC com o IFG e a UFRB foram apresentados por representantes dessas instituições durante a 1ªConferência Temática Trabalhadores da Cultura, realizada entre os dias 22 e 24 de janeiro, no SESC na cidade de São Paulo (SP).

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!