Fechar
Página inicial Notícias Parceria entre UFRB e universidade alemã irá testar método de estimativa da evapotranspiração
Pesquisa

Parceria entre UFRB e universidade alemã irá testar método de estimativa da evapotranspiração

Estudante do PPGEA fará pesquisa durante doutorado sanduíche.
31/01/24 08:57 , 31/01/24 08:58 | 1046
imagem sem descrição.

A Floresta de Tharandt, na Almenha, será cenário para testar o método de estimativa da evapotranspiração desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A pesquisa será realizada pela doutoranda Geovana Paim Araújo, inscrita como bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES.  A estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), foi selecionada por meio do Edital CAPES n° 30/2023 e irá fazer o estudo na Universidade Técnica de Dresden, parceira da UFRB nesta etapa da pesquisa. 

A  evapotranspiração é o processo da saída da água de uma superfície natural, como solo e planta, para a atmosfera e pode ser estimada com base no balanço de energia da copa das árvores. Conhecer como se dá essa transferência e estimar a quantidade de água evaporada é importante para diferentes campos do conhecimento científico, como explica o professor da UFRB, Lucas Vellame, um dos desenvolvedores do método. “Em alguns locais, no balanço hídrico de uma bacia hidrográfica, a evapotranspiração pode chegar a representar 90% do valor de aporte de água pela chuva anualmente. Dessa forma, sua quantificação é imprescindível para o conhecimento da disponibilidade hídrica de uma região e para as demais estimativas hidrológicas como cheias e vazantes dos rios”, afirmou o pesquisador.

Antes de ser testado na Alemanha, o método foi aplicado na caatinga — durante o pós-doutorado dos professores Lucas Vellame e José Carlos de Araújo, ambos orientadores de Geovana Paim. Por sua vez, Geovana já teve contato anterior com o estudo. Egressa do curso de Engenharia Florestal e do mestrado em Engenharia Agrícola, ambos da UFRB, a doutoranda fez avaliações do método em plantas de seringueira na área do IF Baiano, em Valença-BA, durante o mestrado. 

Com base em experimentos anteriores, o método desenvolvido pelos pesquisadores da UFRB demonstrou ser eficiente por meio de medidas independentes e possui custeio inferior a 10% quando comparado a outros métodos de referência para esse mesmo tipo de estudo. Assim, com um orçamento semelhante, o método possui  maior representação espacial, e sua aplicação prática é indicada especialmente para áreas com alta diversidade, que exigem um monitoramento da evapotranspiração e que, no entanto, ainda têm dados escassos.

Para fins de realizar comparações simultâneas com medidas-padrão de evapotranspiração (lisímetro e eddy covariance) no Brasil e na Alemanha — proposta de Geovana em seu doutoramento —, a pesquisa será realizada no Instituto de Meteorologia e Hidrologia da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha. Nesse local, encontra-se uma torre de 40 metros, instalada sobre a Floresta de Tharandt, que é utilizada para monitorar diversas variáveis meteorológicas, fisiológicas e do solo. O pesquisador do instituto alemão, Uwe Spank, assumirá a orientação da doutoranda durante o período que ela passará naquele país. 

A parceria com a instituição alemã teve início quando o professor José Carlos apresentou as pesquisas do PPGEA e o projeto INCITE-Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável na Bahia, coordenado pela UFRB, para os pesquisadores da Universidade Técnica de Dresden. Com o estágio de Geovana, será possível iniciar a colaboração com o Instituto de Hidrologia e Meteorologia da Universidade Técnica de Dresden, possibilitando publicações conjuntas e maior visibilidade internacional à produção científica do PPGEA/UFRB.

O início das atividades da bolsista no PDSE está previsto para abril de 2024, conforme edital.

 Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

O PDSE da CAPES visa promover a capacitação avançada de bolsistas de doutorado no exterior. Essa iniciativa oferece uma oportunidade valiosa para a realização de pesquisas em áreas menos consolidadas no Brasil.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!