Fechar
Página inicial Notícias Pesquisadores(as) da UFRB são destaque em premiação acadêmica da UFBA
PREMIAÇÃO

Pesquisadores(as) da UFRB são destaque em premiação acadêmica da UFBA

29/01/24 11:26 , 01/02/24 12:02 | 1031
imagem sem descrição.

Três pesquisadores e dois estudantes egressos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram vencedores do "1º Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Programa Profissional Ano 2021 e 2022”, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 12 de dezembro, pela manhã, no Salão Nobre da Reitoria, em Salvador.

Os premiados da UFRB foram os pesquisadores e professores Felipe Andrade Torres e André Luiz Carvalho Ottoni, ambos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas, na categoria Tese; e a pesquisadora e professora substituta, Andrea Rebouças Rocha, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, na categoria Dissertação. Os(As) egressos(as) da UFRB, Marianna Santos Rodrigues e Carlos Augusto Santos Neri Braga, tiveram suas dissertações premiadas. As comissões internas e externas da UFBA analisaram os trabalhos acadêmicos observando os critérios de originalidade, relevância, qualidade de publicações, metodologia, redação e estrutura.

O Prêmio UFBA de Dissertações e Teses teve como propósito reconhecer o mérito acadêmico e a contribuição para a sociedade brasileira por meio de trabalhos defendidos na pós-graduação da UFBA. Foram inscritos 140 trabalhos acadêmicos, submetidos pelos Programas de Pós-Graduação, em nove áreas de conhecimento, bem como uma área especifica para Programas Profissionais.

Vitoriosos

Felipe Torres defendeu a tese "Synergetic effects of alternative fuels on compression-ignition engines: potential of bioethanol and fischer‑tropsch diesel blends", no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial, da UFBA, com período sanduíche em University of Birmingham (Orientador: Athanasios Tsolakis). A tese de Felipe Torres, em Engenharia Industrial, em 2021, foi considerada "Vencedora".

Felipe Torres é professor e pesquisador da área de Engenharia Mecânica com experiência em motores de combustão interna, combustíveis alternativos, controle de emissões de poluentes, material particulado, catalisadores e energias renováveis. A tese de Felipe, gerou 3 artigos publicados em periódicos de alto fator de impacto nas Engenharias III e Qualis A, com a afiliação do CETEC/UFRB entre outras produções apresentadas/publicadas.

O professor e pesquisador André Luiz Carvalho Ottoni teve "Menção Honrosa", com a tese em Engenharia Elétrica, denominada "Métodos para Recomendação de Hiperparâmetros de Aprendizado de Máquina na Classificação de Imagens da Construção Civil", correspondente ao ano de 2022. André Ottoni possui 18 artigos publicados em periódicos e 36 trabalhos completos em congressos; é lider do grupo de pesquisa Robotics and Artificial Inteligence (RAI) na UFRB e coordenador da Equipe de Futebol de Robôs da UFRB (UFRBots).

André Ottoni desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Aprendizado Profundo, Aprendizado por Reforço e Robótica Inteligente.

A pesquisadora Andrea Rebouças Rocha, professora substituta do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Engenharias, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) venceu na categoria Dissertação (2021), no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos. O tema da dissertação vencedora foi "Aflatoxinas b1, b2, g1 e g2 em diferentes tipos de cervejas na Bahia", na área de Ciências Agrárias.

Egressos

A egressa da UFRB, no curso de Psicologia, Marianna Santos Rodrigues, teve sua dissertação no Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, em 2022, premiada na cagtegoia "Vencedora". Marianna defendeu a dissertação "Relação entre o estresse, fatores de personalidade e apoio social: um estudo comparativo entre pais de crianças e jovens com transtorno do espectro autista".

O egresso da UFRB do curso de História, Carlos Augusto Santos Neri Braga, teve sua dissertação em História, em 2021, reconhecida na categoria "Menção Honrosa". A dissertação teve como tema "Operárias negras: lutas e controle patronal na Companhia de Charutos Dannemann e na Costa Penna & Cia. (1910-1950)", sendo a continuidade de sua pesquisa de graduação, cujo Trabalho de Conclusão do Curso: "Uma História do Trabalho no Recôncavo Fumageiro: controle, lutas e resistências na Companhia de Charutos Dannemann (1919-1948)".

Prêmio UFBA 

A primeira edição do Prêmio UFBA contemplou teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso de programa profissionais produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Bahia nas categorias: Prêmio UFBA de Tese 2021; Prêmio UFBA de Tese 2022; Prêmio UFBA de Dissertação Acadêmica 2021; Prêmio UFBA de Dissertação Acadêmica 2022; Prêmio UFBA de Trabalho de Conclusão de Programa Profissional 2021; e Prêmio UFBA de Trabalho de Conclusão de Programa Profissional 2022.
Os critérios usados para avaliação dos trabalhos foram originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade e quantidade de publicações decorrentes do trabalho; metodologia utilizada; qualidade da redação; e estrutura/organização do texto.

Conheça os trabalhos.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!