Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB tem projeto de Comunicação aprovado no Programa Brasil - Alemanha
PESQUISA

UFRB tem projeto de Comunicação aprovado no Programa Brasil - Alemanha

O objetivo do PROBRAL é apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. Prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.
08/01/24 11:25 , 23/01/24 08:11 | 2099
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a aprovação do "Projeto Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas", contemplado no Programa PROBRAL Brasil - Alemanha, selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em resultado final anunciado no dia 26 de dezembro.

O projeto – coordenado pelo professor Jorge Cardoso Filho, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – foi o único da Área da Comunicação e também oriundo de instituições de ensino da Bahia a ser contemplado no Edital CAPES 09/2023. O repasse da CAPES, com duração de quatro anos, será de até R$ 1.762.243,20 por projeto. 

A CAPES selecionou trinta projetos conjuntos de pesquisa Brasil-Alemanha no âmbito do Programa PROBRAL, para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições similares sediadas na Alemanha, nos termos do acordo de cooperação assinado entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os projetos aprovados poderão ser apoiados com financiamento de custeio, missões de trabalho e bolsas de estudo.

"É um projeto de cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, representada pela UFRB e pela UFBA, no lado brasileiro, e pela Universidade de Bayreuth, no lado alemão. Trata-se de uma proposta que busca pesquisar como os oceanos Atlântico Sul e Índico podem ser compreendidos como metáforas, métodos de estudo e conceitos para o pensamento sobre as expressões artísticas e midiáticas afro-diaspóricas, sobretudo nas relações com Brasil e Moçambique (países do âmbito da Lusofonia)", explica o professor Jorge Cardoso Filho.

Para ele, o objetivo principal do projeto "é compreender por quais motivos esses oceanos são centrais em uma série de experiências estéticas da diáspora africana no mundo. E além disso, vamos mapear e interpretar algumas dessas experiências na literatura, música e cinema dos dois países. Evidentemente, também temos o objetivo de projetar a UFRB internacionalmente como instituição de pesquisa forte no Brasil".

O projeto promoverá a cooperação binacional em pesquisa, reunindo sete pesquisadores das instituições brasileiras parceiras, UFRB e Universidade Federal da Bahia (UFBA), e três pesquisadores da Universidade de Bayreuth, sob coordenação da professora e pesquisadora Ute Fender. No Brasil, estão envolvidos três programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM), da UFRB, sediado no Campus Cachoeira; o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM) e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO), da UFBA, sediados no Campus Salvador.

Segundo Jorge Cardoso Filho, um desdobramento imediato seria a possibilidade de oferecer e popularizar o ensino de alemão como língua estrangeira na UFRB e na UFBA. "Trata-se de um país que investe fortemente em bolsas de estudo e conhecer o idioma ajuda bastante a ser contemplado nesses editais lançados pelas agências de fomento alemãs (DAAD, DFG, Alexander von Humboldt etc). Outro desdobramento que temos, a médio prazo, seria trazer uma universidade moçambicana para a parceria, estabelecendo assim um projeto triangular Alemanha-Brasil-Moçambique".

Da UFRB, além do professor Jorge Cardoso Filho, integram a equipe de pesquisadores, os professores vinculados ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Viviane de Freitas, Claudio Manoel e Danillo Barata. Na parceria com a UFBA, compõem a equipe os professores Livio Sansone, Juliana Gutmann e Marcelo Ribeiro. Os parceiros alemães são os professores Ute Fendler, Eberhard Rothfuß e Clarissa Vierke. As verbas concedidas pela CAPES favorecerão trocas entre o Recôncavo e a Alemanha, com apoio à formação no nível do doutorado (oferecido pelos parceiros), às visitas técnicas, estágios pós-doutorais e ao estreitamento das pesquisas conjuntas.

PROBRAL - O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O projeto da UFRB e da UFBA está aguardando a assinatura do termo de outorga com a CAPES, mas a previsão é que já ocorram missões de estudo em 2024. "Também teremos bolsas de pós-doutorado e de doutorado sanduíche, que já podem iniciar os trabalhos em 2024. Após 2 anos de duração, há uma avaliação parcial dos resultados e a CAPES e o DAAD indicam a possibilidade de manter o projeto por mais 2 anos - o que indicaria um trabalho conjunto até 2028", afirma Jorge Cardoso Filho.

Confira o Resultado do Edital.

Na dúvida, fale conosco!