Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Plano de Cultura da UFRB recebe contribuições online até 20 de novembro
CULTURA

Plano de Cultura da UFRB recebe contribuições online até 20 de novembro

26/10/23 11:47 , 21/11/23 08:58 | 1864
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está construindo o seu plano de cultura para fortalecer e valorizar a diversidade dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. O plano vai guiar a atuação da universidade no campo da cultura e da arte nos próximos dez anos. Nesta etapa, a UFRB convida gestores(as) públicos(as), artistas e todos(as) interessados(as) em cultura para participar, enviando sugestões até o dia 20 de novembro, por meio de formulário online.

O lançamento da consulta pública ocorreu na última sexta-feira (20), durante a abertura do Festival Paisagem Sonora, que é um espaço de formação e celebração da arte e da cultura através da música há 10 anos em Santo Amaro. Em sua quinta edição, o festival, promovido pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e pela Funarte, trouxe a música como representação de culturas, afirmação identitária, compartilhamento de saberes, diálogos interculturais e inovação tecnológica.  

No lançamento do plano, Luciano Simões, professor do CECULT, relembrou o começo da institucionalização da política de cultura da UFRB, em 2017, durante a sua atuação como gestor de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). “Identificamos que a arte e a cultura eram citadas nos documentos da universidade, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mas não existiam propostas concretas para a atuação da UFRB”, analisou Luciano.

Para avançar na normatização da política cultural, o grupo de trabalho, constituído por docentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), do CECULT e gestores(as) da PROEXC,  mapeou a atuação de todos os sete Centros de Ensino da UFRB no campo da cultura. Esse processo de diagnóstico possibilitou identificar os eixos de atuação da UFRB.

A realização do Seminário Cultura e Universidade, em 2018, definiu o modelo de governança e desenhou os próximos passos. A regulamentação da política cultural aconteceu em 2019, com a publicação da Resolução CONAC Nº 34/2019, que determinou a criação do Fórum de Cultura (FORCULT) e as diretrizes para a construção do plano de cultura. Em 2022, o Fórum de Cultura ganhou forma e hoje é constituído por 32 membros, com representação da sociedade civil e das três categorias da universidade: docentes, discentes e técnicos/as.

A comissão executiva do FORCULT construiu a minuta do plano e abriu para consulta pública, com o objetivo de ampliar o debate sobre a atuação da UFRB no campo da cultura e da arte. O documento produzido pelo Fórum segue disponível para leitura e avaliação. São 15 objetivos, 05 estratégias e 27 metas, sujeitas a revisão e ampliação a partir das colaborações recebidas. 

“Para os próximos dez anos, o plano será um farol para as políticas públicas, para a ampliação dos nossos espaços, revitalização de espaços culturais e ampliação da política de bolsas para as culturas de um modo geral. É muito importante que a comunidade possa olhar para esse plano, se ver nele, e interagir com ele”, afirma o pró-reitor Danillo Barata.

Presente na mesa de lançamento do plano, Maria Mariguella, presidenta da Funarte, teceu colaborações sobre como deve ser a construção de um plano e demonstrou entusiasmo com a criação e o avanço da federal do Recôncavo. “A UFRB é a vitória do povo, é uma vitória coletiva, é uma vitória nossa, é a vitória de uma política emblemática na história do país, que é a política de expansão universitária, tendo a universidade no centro da emancipação do povo brasileiro”, afirmou.

A consulta pública ficará disponível até o dia 20 de novembro de 2023. No formulário, há perguntas e também um campo aberto, destinado para o envio de áudio ou vídeo, para quem preferir se comunicar utilizando essas linguagens. Essa etapa de ampla participação da sociedade civil e dos(as) discentes, técnicos(as) e docentes da UFRB fortalece a construção democrática da política de cultura, alinhada à diversidade e à pluralidade cultural, características das expressões dos territórios. O Plano de Cultura reforça o comprometimento da política cultural da Universidade com o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável.

Confira a minuta do Plano de Cultura.

Acesse e contribua com a consulta pública.

Na dúvida, fale conosco!