Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Podcast Gargalheira da UFRB entrevista Castiel Vitorino em sua terceira temporada
PODCAST

Podcast Gargalheira da UFRB entrevista Castiel Vitorino em sua terceira temporada

16/10/23 10:14 , 16/10/23 10:14 | 1860
imagem sem descrição.

O segundo episódio da terceira temporada do Podcast Gargalheira, uma parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e estúdios Alma Preta, foi com a artista, escritora, documentarista e psicóloga Castiel Vitorino Brasileiro, 28 anos, abordando obras dela como “Quarto de Cura”, “Trauma é brasileiro”, "Lembre-se de quando conversamos sobre nosso reencontro", “Espiritualidade travesti”, seu projeto atual “Kalunga” e outros assuntos.

O Gargalheira é um podcast quinzenal criado pelos professores Kléber Amâncio (UFRB) e Matheus Gato (UNICAMP), desde 21 de fevereiro de 2022, que busca a criação de um acervo de entrevistas com artistas afro-brasileiros, o registro de suas visões acerca de suas obras e o mundo da arte.

Na entrevista, Castiel Vitorino falou sobre seu entendimento sobre a sua trajetória, passando por sua investigação e movimento de conscientização sobre negritude. Além da elaboração e construção da transdisciplinaridade vivida e trabalhada por Castiel. Ela também nos apresenta suas ideias referente a construção de lugares seguros, passando por ambientes de religiões e cultura afro-brasileira, desembocando em uma medicina e filosofia de vida.

Castiel Vitorino é expositora da 35ª Bienal de São Paulo, que acontece até o próximo dia 10 de dezembro. Ela está com as instalação "Coreografias do impossível" que pode ser vista virtualmente no site da 35ª Bienal

Castiel estuda a transmutação e as formas de locomoção entre a vida e a morte. Além de artista, escritora e psicóloga clínica, seus trabalhos transitam entre performance, vídeo, fotografia, e instalação, tratando da cura, do encontro, da macumba e da dimensão psíquico-espiritual. Escreveu o livro Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude (2022). Participou de mostras coletivas tais quais na Pinacoteca de São Paulo (Brasil), Frestas Trienal de Artes 2020/21 (Sorocaba, SP, Brasil), Kunsthalle Wien (Viena, Áustria), 11th Berlin Biennale (Alemanha) e Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos, SP, Brasil). Ganhou o Prêmio PIPA e a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS em 2021.

Podcast - O podcast tem a apresentação de Kléber Amancio e Matheus Gato; e a produção de Kléber Amâncio, Matheus Gato,Lucas Nascimento, Gustavo Albi Lima, Poliana Martins e Estúdios Alma Preta; e conta com o apoio do CECULT-UFRB, PPGS-UNICAMP, IFCH-UNICAMP, Bitita - Núcleo de Estudos Carolina de Jesus, Grupo de pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica e AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (CEBRAP).

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.