Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias Revista Extensão da UFRB pauta democracia e políticas públicas na sua 21º edição
PUBLICAÇÃO

Revista Extensão da UFRB pauta democracia e políticas públicas na sua 21º edição

11/02/22 14:56 , 13/02/22 11:25 | 1641
imagem sem descrição.

Imagens distorcidas, que representam os três poderes da República, compõem a capa da Revista Extensão de número 21, e antecipam o tom desta edição. A publicação reúne entrevista, editorial e trabalhos sobre democracia, políticas públicas e a gestão brasileira da pandemia de Covid-19.

No Brasil, as consequências da pandemia foram ainda mais graves em um contexto de crise sanitária, política e humanitária, que encontrou fertilidade no solo de um país forjado com base nas desigualdades sociais e no racismo estrutural. Os efeitos da Covid-19 foram bem mais severos para grande parcela da população brasileira que se encontra em situação de subalternização e vulnerabilidade social.

Diante dessa conjuntura, a  21ª edição da Revista Extensão apresenta a temática "Democracia e Políticas Públicas". Em parceria com o IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, evento realizado em setembro de 2021, pela ANEPCP, publicou o dossiê "Sociedade, Estado e o Público: formação e ação por caminhos democráticos em contextos de crise".

Na avaliação da Organização das Nações Unidas, a democracia é essencial no contexto da atual crise para garantir o fluxo de informação, a participação da sociedade civil na tomada de decisões e a responsabilização pela resposta à pandemia. Na contramão do que preconiza a avaliação da ONU, os golpes contra a democracia brasileira continuaram na pandemia, por meio de discursos anticonstitucionais e decisões políticas autoritárias.

De acordo com indicadores compilados pelo Index Democracy, classificação da revista The Economist, o Brasil nunca chegou a ser considerado uma democracia plena, na qual liberdades políticas e civis fazem parte da cultura política e o governo funciona de forma satisfatória. A novidade é que, em vez de avançar, nos últimos anos, o país tem perdido posições no ranking que avalia o estado da democracia de 167 países.

Nesse sentido, a ONU alerta para o fato de que a pandemia tem sido usada para restringir os processos democráticos e o espaço cívico, especialmente   em países em que a democracia não se estabeleceu na sua plenitude.

Os artigos publicados nesta edição dialogam com o papel da extensão universitária na contemporaneidade, a partir da curricularização da extensão, do direito à cidade e do estímulo à reflexão crítica. O dossiê é introduzido por uma entrevista com o prof. Edgilson Tavares sobre como a gestão da pandemia tem evidenciado a fragilidade da democracia brasileira. Também aponta caminhos possíveis para o fortalecimento das relações entre Estado, mercado e sociedade, através de políticas públicas democráticas e inclusivas.

Essas preocupações também estão refletidas nos artigos e relatos vindos da Bahia e dos estados de Pernambuco, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os trabalhos apresentam atividades extensionistas que se dedicaram à promoção da saúde de crianças, populações trans e em comunidades quilombolas; às práticas de ensino e aprendizagem sobre sexualidade, gênero e raça, bem como do trabalho e do empreendedorismo. Também se dedicaram aos desafios da educação em tempos de pandemia para estudantes, famílias e  docentes; e às sociabilidades desenvolvidas a partir de práticas culturais, inovações tecnológicas e linguagens artísticas como a literatura, a música, o teatro, o audiovisual, o designer, o artesanato e a cultura tradicional e popular.

Para o comitê editorial, a edição de número 21 reflete a ideia de que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, além de reforçar o papel da universidade, da cultura e da prática extensionista no enfrentamento das crises brasileiras.

O comitê editorial do periódico já está produzindo a 22ª edição. Até o dia 15 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebe artigos e relatos de experiências. Os trabalhos, selecionados a partir da avaliação duplo-cego, um dos princípios fundamentais para se evitar o viés na pesquisa, serão publicados no segundo semestre de 2022.

Na dúvida, fale conosco!