Fechar
Página inicial Notícias UFRB amplia participação nos Programas Pibid e Residência Pedagógica
CAPES

UFRB amplia participação nos Programas Pibid e Residência Pedagógica

27/05/20 08:07 , 27/05/20 08:17 | 2308

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou na última sexta-feira, 22 de maio, o resultado final dos Editais 01/2020 e 02/2020, correspondentes ao Programa Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O resultado reafirma a posição de destaque nacional obtida anteriormente pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) quando foi divulgado o resultado preliminar. Considerando o quantitativo de bolsas contempladas, a UFRB foi classificada em 10ª posição nacional no Pibid, no conjunto das 250 instituições beneficiadas. No Programa Residência Pedagógica, a UFRB logrou a 22ª posição entre as 250 instituições nacionais contempladas pelo edital.

O resultado distribuiu a cota de bolsas destinadas aos discentes em cada um dos programas nas universidades. Assim, no Residência Pedagógica foram disponibilizadas 288 cotas para a UFRB, o que representa um incremento de 33,33% em relação a edição anterior, já no Pibid foram destinadas 384 bolsas para nossa instituição, aumentando em 15,66% as cotas no comparativo com o último edital.

Ao todo serão 672 bolsas ofertadas a comunidade discente distribuídas nas diversas licenciaturas da UFRB. Esse número caracteriza um crescimento de 124 cotas no universo atendido pelos editais RP e Pibid, percentualmente, um incremento de 22,62% em relação a 2018.

Com isso, a UFRB amplia sua participação nos programas da Capes, num esforço que contou com a participação das coordenações de Colegiado, dos Coordenadores de subprojetos, dos Coordenadores Institucionais e da Pró-Reitoria de Graduação.

Para execução, os programas devem firmar parcerias institucionais com até 31 municípios de diversas regiões da Bahia: Recôncavo Baiano, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Chapada Diamantina, Vale do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu e Baixo Sul.

Para o reitor Fábio Josué “trata-se de um resultado significativo para a UFRB, em especial quando consideramos o contexto ora vivenciado, pois as bolsas conquistadas asseguram um maior envolvimento das nossas licenciaturas com a rede pública educacional, a qualificação da experiencia formativa de nossos estudantes, além de possibilitar um aporte econômico, em especial aos discentes, o que contribuirá para a permanência desses estudantes nos cursos de formação docente”.

Confira:

Resultado do Edital do Programa Residência Pedagógica Programa Residência Pedagógica.

Resultado do Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!