Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Estudantes de Medicina da UFRB promovem II Congresso de Medicina do Recôncavo
EVENTO

Estudantes de Medicina da UFRB promovem II Congresso de Medicina do Recôncavo

17/08/17 14:42 , 17/08/17 14:42 | 2381
imagem sem descrição.

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deram início nesta quarta-feira, 16, ao II Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia (RECONMED). O evento, que segue até sábado, 19, traz como tema nesta edição “Perspectivas, Inovações e Desafios da Formação e da Prática Médica”. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (IFBA), em Santo Antônio de Jesus.

Compuseram a mesa de abertura o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, Vânia Alves; o secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Leandro Lobo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Brito dos Santos; o coordenador geral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, Douglas Reis, e o coordenador geral do evento, Joanderson Cruz. No platéia, estudantes, profissionais da saúde, professores e médicos do Recôncavo da Bahia.

Em nome da comissão organizadora, Joanderson Cruz deu as boas vindas aos participantes do Congresso e aproveitou para agradecer a parceria dos estudantes de outras instituições de ensino superior que colaboraram com o evento. “Somos uma equipe de 60 membros de 14 universidades da Bahia. Espero que cada um aproveite os espaços desse evento para compartilhar e enriquecer seu aprendizado”, disse o estudante.

Pela segunda vez no Congresso, Douglas Reis destacou o papel dos estudantes como agentes de transformação. “É confiando nessa juventude que tenho atuado exclusivamente frente à Executiva e que estou aqui hoje para, juntos, dar respostas à sociedade brasileira que tanto espera de nós”, provocou.

A professora Vânia Alves destacou a relevância do evento e do protagonismo dos estudantes para o CCS. “Nós optamos na UFRB por um modelo de formação que coloca o estudante como protagonista desse processo e um evento desse porte é reflexo de que estamos no caminho certo, formando sujeitos que são propositivos e sensíveis às questões que perpassam a formação médica”, avaliou a vice-diretora, que ressaltou ainda: “acredito que quando um evento tem edições subsequentes é sinal de sua potência enquanto espaço de discussão e formação”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Brito dos Santos, destacou a abnegação dos médicos e seu papel para garantir o melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Que o grande legado seja, no futuro, vocês estarem distribuídos pelos nossos hospitais e postos médicos”, disse aos estudantes presentes. O secretário Leandro Lobo aproveitou o evento para falar do entusiasmo com os jovens acadêmicos, que relembrou os seus primeiros anos de atuação na Medicina. “Muita coisa não está nos livros, a exemplo de como gerir saúde pública de qualidade”, disse.

O reitor da UFRB encerrou as falas reafirmando o compromisso da universidade em apoiar as iniciativas dos eventos acadêmicos de forma democrática. “O estudante está pronto para fazer as coisas acontecerem e que bom que já existe essa rede de colaboração envolvendo diversas instituições. Isso é fundamental nos dias de hoje”, afirmou Soglia. “Vocês estão em uma universidade que em seus 12 anos aposta em excelência acadêmica e inclusão social, no Recôncavo e para o Recôncavo. Espero que vocês continuem por aqui e possam contribuir para o desenvolvimento local”.

Noite de homenagens

Ao final da cerimônia, os estudantes fizeram uma homenagem a médicos do Recôncavo da Bahia e professores do curso de Medicina da UFRB. Foram homenageados José Américo Resende Júnior, Ygor Gomes de Souza, Daniel Sales Portela, Márcia Reis Rocha Rosa, Jussara Argolo Guilhardi, Vilma Sarmento Reis e José Leonel Cafezeiro Argolo.

A conferência da noite intitulada “Perspectivas, inovações e desafios da formação e da prática médica: uma nova forma de pensar a saúde pública brasileira” foi preferida pela médica Júlia Maria Simão da Rocha, da Estratégia de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro.

Programação completa

A programação do II RECONMED segue com debates que contemplam várias áreas de interesse dos estudantes de Medicina e profissionais da saúde. Estão previstas mesas de abordagem científica, cultural e política, apresentação de trabalhos científicos, minicursos, oficinas, conferências, colóquio e simpósio satélite.

O evento acontece em parceria e colaboração com estudantes das instituições de ensino superior: UEFS, UESC, UESB, UNIME, UNIFACS, UNIVASF, FTC, UFBA, UFOB, EBMSP, FASA e UNEB.

Na dúvida, fale conosco!