Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB participa de evento sobre organizações da sociedade civil na América Latina

UFRB participa de evento sobre organizações da sociedade civil na América Latina

08/10/15 12:04 , 13/01/16 15:53 | 966

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo, do Encuentro de Investigadores sobre el Ambiente Legal de Organizaciones de la Sociedad Civil en América LatinaINVESTIGACCIÓN. A instituição foi representada pelo coordenador do curso de Gestão Pública, Edgilson Tavares.

Participaram do evento mais de quarenta pesquisadores da América Latina na área das relações Estado, Sociedade Civil e Ambiente Legal. O encontro apresentou pesquisas realizadas em diferentes países sobre o ambiente legal e institucional das Organizações da Sociedade Civil (OSC), envolvendo assuntos como sustentabilidade, relações Estado sociedade civil parceiras e financiamento, certificações e qualificações dadas pelo Estado as OSC, entre outros.

“Debatemos também o novo Marco Regulatório das OSC (MROSC), Lei 13.019/2014, com a Secretaria Geral da Presidência da República, que deve ser implementada até janeiro de 2016”, afirma Tavares. Durante o encontro foi criada uma Rede de Investigadores sobre o Ambiente Legal das OSC na América Latina para buscar financiamentos para pesquisas e intercâmbios. Além disso, firmou-se a estruturação de projetos conjuntos e de um evento científico latinoamericano para 2016.

“No curso de Gestão Pública UFRB já desenvolvemos alguns projetos na área. Atualmente, também estou como consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, pela UFRB, desenvolvendo um trabalho sobre o Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social (CNEAS), envolvendo diretamente as questões legais sobre os níveis de reconhecimento do Estado com as entidades privadas de assistência social”, complementou Tavares. 

Durante a programação, aconteceram apresentações de ações concretas que podem ser articuladas em prol de um marco jurídico mais adequado ao fortalecimento das organizações e de casos de pesquisas comparadas na região. Também marcaram presença representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e do Projeto Pensando o Direito do Ministério da Justiça. 

Na dúvida, fale conosco!