Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB realiza abertura da III Reconcitec no campus de Cruz das Almas

UFRB realiza abertura da III Reconcitec no campus de Cruz das Almas

22/10/14 14:19 , 13/01/16 15:51 | 1643

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite desta terça-feira, dia 21 de outubro, a abertura oficial da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - Reconcitec, no campus de Cruz das Almas. O maior evento acadêmico da região segue até quinta-feira, dia 23, com uma extensa programação que inclui conferências, minicursos, painéis, exposições, feira de ciências e apresentações científicas e culturais.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 17h com a apresentação do Coral da UFRB, que entoou músicas regionais da Bahia, além de canções de maculelê e zulu. Em seguida, servidores da UFRB fizeram uma apresentação de músicas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, resultado da capacitação oferecida pela universidade. Na sequência, a mesa de abertura contou com as presenças do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino, e da coordenadora de Pesquisa, Franceli da Silva.

A coordenadora deu as boas vindas aos participantes do evento e convidou a todos a prestigiar a pesquisa na UFRB. “Trata-se de uma reunião com o cunho acadêmico, na qual teremos nos próximos dias apresentações de mais de 450 trabalhos no formato pôster e 350 no formato comunicação oral”, disse Franceli. Já a pró-reitora da PPGCI agradeceu o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do evento e a ampla adesão que resultou em cerca de 3 mil inscritos. “Esse é um evento de todos, construído pelos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFRB”, afirmou Ana Cristina. Ao destacar o tema deste ano “Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais”, ela explicou que a intenção foi trazer questões atuais e mais amplas para o debate. “Construímos um evento para proporcionar a reflexão sobre o que estamos ensinando e aprendendo e o que podemos contribuir na UFRB e no Recôncavo da Bahia”, concluiu.

O reitor encerrou a solenidade e aproveitou o momento para ressaltar a evolução da UFRB e a sua expansão no sentido da excelência e da inclusão. “A primeira universidade do interior da Bahia só tem sentido se a gente enfrentar todos os desafios, em especial o desafio de construir a excelência, que é a base de qualquer universidade, mas com inclusão, com debate acadêmico e com territorialidade”, disse Nacif. Com a sua fala, o reitor adentrou ao tema da conferência de abertura do evento intitulada “Desafios na educação superior no Brasil”. O conferencista convidado foi o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Zeferino Milioni.

Milioni apresentou um panorama do Ensino Superior no Brasil a partir de dados de 2005, ano de implantação do REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. De acordo com o secretário, na primeira década do século XXI, a capacidade instalada do ensino superior brasileiro oscilava em torno de 9 milhões de vagas, número que comparado aos 4,5 milhões de matrículas resultava numa taxa de ociosidade da ordem de 50%. “Isso pode ser explicado porque, ao contrário dos países desenvolvidos, o ensino superior no Brasil ainda é majoritariamente privado. Portanto, grande parte dessas vagas é paga”, disse Milioni. Num comparativo com a Europa e América do Norte, ele defendeu a necessidade de expansão da rede pública da educação superior brasileira. “As ausências do ensino superior público brasileiro são muito sentidas por nossa nação. É ele que terá que suprir os nossos gargalos, especialmente nas áreas técnicas”, defendeu.

Após a conferência, foi aberto o espaço para debate. A programação da III Reconcitec segue nesta quarta, dia 22. Estarão em debate a interdisciplinaridade na graduação e pós-graduação, os programas de iniciação científica, a experiência estudantil e questões relacionadas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar. Na quinta-feira, dia 23, a abertura fica por conta da conferência “Educação e Responsabilidade Social”, com o professor da Universidade Católica de Brasília, Jorge Hamilton Sampaio. Em seguida, painéis, minicursos e atrações culturais fecham as atividades do dia.

Sobre a Reconcitec: é uma realização da UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Petrobras é a patrocinadora do evento.  

Veja fotos do primeiro dia do evento:

Na dúvida, fale conosco!