Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Docentes da UFRB são nomeados para Comissão Nacional de Avaliação do PET

Docentes da UFRB são nomeados para Comissão Nacional de Avaliação do PET

13/12/13 15:57 , 13/01/16 15:50 | 1704

Os docentes Cláudio Orlando do Nascimento, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), e José Fernandes de Melo Filho, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foram nomeados para compor a Comissão Nacional de Avaliação do Programa de Educação Tutorial (PET). A portaria de nomeação foi publicada pela Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) no dia 03 de dezembro no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, os professores Nascimento e Melo Filho integram a comissão como membros indicados, respectivamente, para a área Interdisciplinar e para a área de Ciências Agrárias. O critério para indicação dos membros da Comissão Nacional é de que sejam professores conhecedores do programa, sendo 50% indicados pela Executiva Nacional do PET e 50% indicados pela SESu. “É um significativo reconhecimento profissional, de natureza política e acadêmica, ser escolhido dentre vários professores. Entretanto, considero que essa referência deva ser vista também institucionalmente, pelo que representa a UFRB no cenário nacional, especialmente no tocante às políticas de acesso e de permanência e ao seu êxito acadêmico”, disse Nascimento, tutor do PET Conexões de Saberes: UFRB e Recôncavo em Conexão.

Para Melo Filho, tutor do PET Agronomia, a nomeação foi também “uma demonstração de respeito à história de envolvimento e as contribuições dos dois professores para o fortalecimento e expansão do programa”. Desde o ano de 2012, eles integram também a Comissão Nacional de Seleção de Grupos PET. O tutor do PET Agronomia lembra ainda que grupo é um dos mais tracionais do país, fundado em 1979, e sempre com boa avaliação. “Espero emprestar minha experiência para fortalecer ainda mais o programa, com um sistema de avaliação eficiente, que sirva como um fator de aperfeiçoamento para os Grupos PET e não como um instrumento punitivo, procurando identificar os aspectos positivos e trabalhar aqueles que ainda precisam ser melhorados”, disse o professor.

Entres os objetivos da Comissão Nacional de Avaliação do PET estão propor políticas e diretrizes de funcionamento de forma a garantir a unidade nacional do programa; participar dos editais para apresentação de propostas de implantação de novos grupos e recomendar à SESu extinção de grupos por insuficiência de desempenho. Além disso, os membros da Comissão são responsáveis por estabelecer as normas e critérios para avaliação de desempenho dos tutores, dentro das diretrizes para acompanhamento e avaliação.

Sobre o programa - O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Além do incentivo à melhoria da graduação, o programa pretende estimular a criação de um modelo pedagógico no ensino superior que esteja de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Na dúvida, fale conosco!