O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a sede do V Encontro de Química da Bahia, entre os dias 09 e 11 de novembro. Já no primeiro dia, a abertura do evento contou com professores e estudantes de diversas instituições para debater o tema: “O papel da química na formação do cidadão para a sustentabilidade regional do Estado da Bahia”.A palestra “Química sem Fronteiras” do professor Jailson Bittencourt de Andrade da Universidade Federal da Bahia foi destaque no primeiro dia. Nela, foram expostos os grandes benefícios da química para a sociedade, através de um resgate histórico da área, além das perspectivas de cenários futuros no país. Através de uma apresentação dinâmica e muito aplaudida, o professor, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Química (1996-1998), ressaltou a importância da química para um mundo mais sustentável.
Além da educação em Química, que na opinião de Andrade deve ser pensado da educação básica à pós-graduação, o estímulo à reflexão, discussão e proposição que permitam à Química contribuir para um futuro próspero e seguro foram apontados como questões-chaves para o bem-estar da nação. “É preciso educar para inovar e inovar para educar”, apontou o professor.A mesa de abertura do evento contou com as presenças do reitor em exercício da UFRB, Silvio Soglia; o diretor do CFP, Clarivaldo Souza; a pró-reitora de graduação, Susana Pimentel; além da coordenadora do evento, a professora Joelma Fadigas do CFP. A representante da Secretaria Municipal de Educação, Ana Rita Alves, e o secretário regional da Sociedade Brasileira de Química, Maurício Tavares, completaram a mesa ao lado do palestrante do dia, Jailson Andrade. Ainda na cerimônia, o reconhecimento do trabalho do também professor da UFBA, Wilson Araújo Lopes, foi traduzido na entrega do Prêmio Prof. Dr. Antônio Celso Spínola Costa.
Minicursos, palestras, apresentação de pôsteres e mesas-redondas também fazem parte do V Encontro de Química da Bahia, com encerramento neste domingo, 11 de novembro, às 20h30. A palestra “O que é Ciência, afinal?” do professor Attico Inacio Chassot, Centro Universitário Metodista IPA/RS, finaliza a etapa regional do evento.