Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Estudantes da UFRB se organizam em comemoração ao Dia da Mulher

Estudantes da UFRB se organizam em comemoração ao Dia da Mulher

05/03/12 14:50 , 13/01/16 15:47 | 2278

O recém-formado Coletivo de Mulheres Auto Organizadas da UFRB, constituído de estudantes do campus de Cruz das Almas, realiza um ato político, em três momentos, nesta terça-feira, dia 06 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O ato acontece das 9h30 às 10h, das 15h30 às 16h e das 18h30 às 19h, com uma pequena marcha do Pavilhão de Aulas 2 ao Pavilhão de Aulas 1. Estudantes de Amargosa também participam da marcha. De acordo com uma das organizadoras, a estudante Dayane Lopes, “o grupo tem como objetivo trazer o debate de gênero para dentro da Universidade, uma vez que ainda há pouca representação e discussão neste sentido”.

Também em Amargosa o dia será lembrado. Nesta segunda-feira, dia 05 de março, um coletivo de estudantes de Pedagogia, Filosofia e Letras realiza, às 19h, uma performance teatral no campus com objetivo de mobilizar os estudantes para o Ato Público "Mexeu com uma, Mexeu com todas!", que acontece no dia 08 de março (Dia da Mulher), às 9h, na Praça do Cristo. O ato envolve também outros movimentos organizados da cidade. Segundo Camila de Oliveira, estudante, militante e pesquisadora da temática de gênero, “é preciso lembrar a luta das mulheres, os direitos a serem conquistados e a problemática de gênero na UFRB e na sociedade”.

Já em Cachoeira, a mobilização fica por conta do Coletivo Aquenda de Mulheres e Diversidade sexual da UFRB e acontece também no dia 08 de março, no bairro do Caquende.

A coordenadora do Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da UFRB, professora Kiki Givigi, diz que o Núcleo apoia irrestritamente a programação. Para ela, é muito interessante que as estudantes se organizem autonomamente para a defesa de direitos sexuais e de gênero. “É importante que as múltiplas feminilidades sejam lembradas neste dia de luta, inclusive aquelas que estão excluídas do sistema formal de ensino, como as mulheres transgêneros e travestis, sem contar àquelas pobres, negras, como mostram os dados da desigualdade”, conclui.

O Núcleo participará e apoiará outras atividades durante o mês de março, como a Encruzilhada de Direitos, promovida pelo CEAFRO, dias 16 e 17 de março, que acontece na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas e no campus da UFRB.

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.