Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UNIATER é destaque no segundo dia do encontro do Agrovida

UNIATER é destaque no segundo dia do encontro do Agrovida

07/12/11 16:50 , 13/01/16 15:47 | 2050

No segundo dia (07/12) do V Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia da UFRB, promovido pelo Movimento de Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia – Agrovida, o destaque ficou por conta do programa UNIATER que propõe a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural na Bahia. A equipe técnica do Agrovida envolvida com o UNIATER e os agricultores beneficiados se reuniram para debater as ações do programa, iniciadas em outubro de 2010.

Desde então, o Agrovida é uma das instituições parceiras do programa do Governo do Estado, com convênio firmado para atender cerca de 2 mil famílias nos territórios do Baixo Sul e Recôncavo através da metodologia de agentes multiplicadores agroecológicos. São jovens, filhos e filhas de produtores rurais, que disseminam as informações aprendidas, gerando ocupação, renda e cidadania para si e contribuindo para a melhoria de vida dos agricultores familiares da região.

Além dos agentes, a equipe inclui também técnicos agrícolas responsáveis pelas capacitações e visitas às propriedades. “Antes os agricultores viam o técnico como alguém superior a eles, de difícil acesso. No UNIATER todo mundo é filho de agricultor, o campo é o nosso ambiente”, diz o coordenador do projeto pelo Agrovida, Edson França. “Com isso, conseguimos maior confiança do agricultor e ele realmente aplica o que a gente orienta na prática”, completa.

Para Martins dos Santos, engenheiro agrônomo responsável pela equipe técnica do Baixo Sul, a própria visão dos produtores do que é a agricultura mudou. “Eles só queriam cultivar produtos para exportação, como guaraná, cravo, cacau etc, e acabavam vulneráveis aos atravessadores, porque tinham que vender para comprar o que comer. Hoje, eles já querem produzir alimentos”, diz, citando ainda outra vitória: “conseguimos colocar a assistência na pauta das associações e os agricultores já sabem o que demandar de nós técnicos”.

O coordenador Edson França lembra, porém, que nem tudo é motivo de comemoração. Ele recorda as dificuldades iniciais para implementação do programa e algumas que persistem. “Nossos técnicos precisam ter uma remuneração digna para ir a campo”, reivindica. Hoje, cada um atende a uma média de 300 famílias de agricultores. “A assistência técnica também deve ser continuada para que seja efetiva”, diz. E desafia: “nós já demos o primeiro passo e foi um passo muito largo. Quando o grupo tiver um apoio maior, vamos ainda mais longe”.

No debate sobre o UNIATER, esteve presente ainda a engenheira agrônoma responsável pela equipe técnica do Recôncavo, Isabel de Jesus. Logo após o evento, os agentes multiplicadores e a equipe técnica do programa foram recebidos pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, e pelo vice-reitor, Silvio Soglia. O V Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia segue até amanhã (08/12), no Anfiteatro da Reitoria.

{phocagallery view=category|categoryid=78|limitstart=0|limitcount=0}



Na dúvida, fale conosco!