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Página inicial Notícias Projeto aprovado pelo MEC destaca o CFP/UFRB no Programa de Formação Continuada

Projeto aprovado pelo MEC destaca o CFP/UFRB no Programa de Formação Continuada

27/04/10 11:05 , 13/01/16 15:38 | 2759
O Centro de Formação de Professores - Campus Amargosa da UFRB teve o projeto de extensão intitulado "Projeto de Formação Continuada de Professores da Região do Vale do Jiquiriçá – BA: Educação Infantil (Pré-Escola) e Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado pelo MEC. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 27 de abril 2010, Sessão 1, páginas 13 e 14. Em todo Brasil 70 propostas foram aprovadas em atendimento ao “Aviso de Chamamento Público Formação Continuada da Educação Básica” (DOU de 05/02/2010). Deste total, 60 propostas foram aprovadas "com recomendações", oito "aprovadas parcialmente" e apenas duas foram aprovadas integralmente. Entre as duas propostas aprovadas integralmente (apenas 2,87% do total) encontra-se a proposta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, elaborada pelo CFP, o que lhe permitirá captar recursos da ordem de 498.586,20 (quatrocentos e noventa e oito mil, quinhentos e oitenta e seis reais e vinte centavos).

A proposta aprovada vai desenvolver atividades de formação continuada de professores da Educação Básica  em seis municípios da região do Vale do Jiquiriçá, entorno do CFP: Brejões, Elísio Medrado, Jiquiriçá, Laje, Mutuípe e São Miguel das Matas, totalizando 300 professores (50 por município).

O projeto envolve 20 professores do CFP e consistirá no desenvolvimento de atividades envolvendo seis áreas, quais sejam: 1) Educação de crianças de zero a cinco anos em estabelecimentos educacionais; 2) Gestão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; 3) Avaliação institucional da escola; 4) Relações étnico-racias e diversidade no ambiente escolar; 5) Educação e Direitos Humanos: Gênero e orientação sexual; 6) Educação Ambiental.

O foco será direcionado para as etapas da Educação Infantil (Pré-Escola) e Ensino Fundamental I, nas escolas do campo, pois são nestes níveis de ensino que se concentram as matrículas das redes municipais e, logo, é aí que se encontra o maior contingente de professores municipais que, geralmente, tem menores oportunidades de formação, sobretudo quando se considera os professores que atuam nas escolas do campo. 

O cursista participará de todos os seis cursos de modo que, ao final do processo, cada cursista terá participado de 360 horas de formação. Considerando-se que esta formação se repetirá nos seis municípios envolvidos, o Projeto Institucional compreenderá o atendimento de 300 professores e terá uma carga horária total de 2.160 horas/aulas.

Em cada município serão selecionados ainda dois professores tutores que terão a responsabilidade de promover a articulação entre a formação desenvolvida em cada área e o planejamento de ensino dos professores-cursistas, em momentos de coordenação pedagógica, de modo a incluir no desenvolvimento curricular das escola, temas e questões suscitados nos encontros de formação. Para realizar este trabalho, os Professores-Tutores terão uma bolsa de R$ 600,00.

A inscrição dos professores cursistas e dos tutores serão realizadas no início de maio em cada um dos municípios e as atividades terão início logo em seguida.

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