Riccardo Cappi

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 17:54

Riccardo

Currículo Lattes lattes-icon

Doutor em Criminologia - Université Catholique de Louvain (2011), mestrado em Ciências Econômicas - Université Catholique de Louvain (1988), graduação em Licenciatura para Habilitação para Ensino pela Universidade Católica de Louvain (1992), graduação em Criminologia - Université Catholique de Louvain (1992), . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, professor colaborador da Universidade Federal da Bahia, professor colaborador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direitos humanos, delinquência juvenil, racionalidade penal moderna e educação.

Projetos em andamento:

Discursos e ideias sobre referentes às respostas estatais às condutas criminalizadas

A pesquisa está voltada para o conhecimento e a compreensão dos discursos das instituições de controle social, tanto formal quanto informal, à luz da leitura criminológica contemporânea. Partindo do ideário da Racionalidade Penal Moderna (Pires, 2014) e de suas superações em termos de Inovação e Regressão (Cappi, 2017) a proposta de trabalho é voltada para o estudo das “maneiras de pensar e fazer” e das “maneiras de ver” no âmbito penal e ao seu redor, para compreensão do pensamento e das ideias a respeito das respostas (estatais) às condutas criminalizadas. A título exemplificativos, será possível estudar os discursos produzidos no âmbito das instâncias de produção legislativa, dos órgãos de segurança pública e justiça criminal, das instituições educativas, e nas demais manifestações difusas e representações do controle social. O estudo das “maneiras de pensar” e das “maneiras de ver” o controle social se conjuga com a observação da forma específica como os marcadores de raça, gênero e classe intervêm nos diversos discursos e conjuntos de ideias de controle social.