Thais Joi Martins

s200 thais.joi

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Política e Sociedade

Currículo Lattes lattes-icon

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) tendo participado do NUPE (Núcleo Negro da Unesp para pesquisa e extensão). Realizou parte da graduação em antropologia - Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts (2005), fez Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2009) vinculada ao NEAB (Núcleo de Estudos afro-brasileiros) e realizou Doutorado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (2015) com sanduíche em Sciences Politique - Université de Picardie Jules Verne (2013) junto ao grupo CURRAP (Centre Universitaire de Recherche sur l'action Publique et Politique). Realiza pós-doutorado na Université de la Sorbonne em Paris, França no ano de 2019\2020. Atualmente é pesquisadora - NESEFI (Núcleo de Estudos em Sociologia econômica e das finanças), e pesquisadora colaboradora do NESPOM (Núcleo e Estudos de Pesquisa sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado). É membro no grupo GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Política e Sociedade) e professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em: Classes Sociais e Grupos de Interesse, poder e política organizacional; e na área de Sociologia Econômica atuando com ênfase em: Estudos de Trajetórias Escolares (educação) e Trajetórias Profissionais (mercado de trabalho).

Projetos em andamento:

O mercado da alimentação saudável no Brasil e na França: refletindo sobre possibilidades para se pensar o Capitalismo Financeiro, as Trocas Simbólicas e o Dom 2019-2020

A presente pesquisa buscará analisar, descrever e narrar os traços, elementos e funções que compõe o mercado de alimentação saudável. Por trás desse objeto de pesquisa que apresenta-se de forma singela por expressar uma microssociologia envolvida nas narrativas dos estilos de vida, buscaremos desnudar e dar visibilidade para uma macrossociologia que perscrutará os modos de manifestação de um capitalismo financeiro aparentemente racional e que maximiza custos-benefícios, mas que, pode por sua vez, trazer à tona discursos e narrativas críticas. Essas por sua vez, podem aparecer no formato de solidariedade, trocas simbólicas, dons e altruísmo. Nesse sentido, o estudo dos comportamentos, gostos e estilos de vidas de agentes sociais (consumidores e proprietários) e principalmente as escolhas e decisões dos últimos envolvidos nesse mercado podem nos trazer luz para analisar como podemos compreender o macrossocial através de dinâmicas do universo microssocial.

Segmentação social no sistema de Ensino Superior e seu papel na reprodução da estrutura de classes sociais do Brasil contemporâneo

Este projeto tem por objetivo investigar o papel do sistema de ensino na reprodução da estrutura de classes sociais do Brasil contemporâneo. Mais particularmente, ele se interessa em estudar a configuração contemporânea da segmentação social do sistema de Educação Superior e as dinâmicas que a mantêm, examinando os efeitos da expansão desse sistema e da adoção de políticas de ação afirmativa de diferentes tipos nas últimas décadas. O projeto está organizado em torno de dois eixos. Um deles reúne três estudos bibliográficos que analisarão: i) a literatura sobre educação e estrutura de classes no Brasil produzida a partir de meados dos anos 1960 no âmbito da sociologia das classes sociais e da economia da educação; ii) a literatura sobre a expansão da demanda, a expansão das matrículas e a segmentação do sistema desde sua expansão a partir da Reforma de 1968 e iii) a literatura sobre a segmentação na Educação Básica e as trajetórias escolares definidas por ela até a Educação Superior. O segundo eixo reúne um conjunto de estudos empíricos cujo interesse é examinar como o padrão de segmentação do ensino superior contemporâneo se concretiza em um grupo selecionado de instituições e identificar as dinâmicas que o sustentam. A partir da problematização das transformações ocorridas em duas universidades públicas paulistas (UNIFESP e Unicamp), uma universidade baiana (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e uma universidade mineira (Universidade Federal de São João Del Rei) em decorrência de iniciativas de expansão das matrículas e de inclusão de estudantes oriundos de grupos tradicionalmente pouco representados no ensino superior, indaga-se sobre o desenho particular dos mecanismos de inclusão adotados, as características do alunado após a implementação dos processos de inclusão, sua distribuição pelos diferentes cursos e as experiências de aproximação com a cultura legítima que têm vivenciado.