Suzana Moura Maia

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 17:07

Suzana

Currículo Lattes lattes-icon

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e co-líder do grupo de pesquisa Memórias, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia (MITO). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Antropologia pelo Hunter College, City University of New York, CUNY (1999), doutorado em Antropologia pelo Graduate Center, CUNY (2007), pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2008-09), e pós-doutorado conjunto entre CUNY, USA, e Witwatersrand University, na África do Sul (2016-17). Foi coordenadora do projeto Relações de Gênero entre Pescadores e Marisqueiras no Recôncavo da Bahia, com financiamento do CNPQ/MDA, entre os anos de 2011 e 2013. Entre 2016-17, realizou pesquisa de pós-doutorado desenvolvendo uma perspectiva longitudinal sobre Branquitude e Supremacia Branca no Brasil e transnacionalmente. Teve recentemente projeto inter institucional, em parceria da UFRB, UFBA e Unilab, aprovado pelo edital Capes-Entre Mares, para pesquisar os Impactos Socioeconômicos do Derramamento de Óleo no Nordeste Brasileiro e as Estratégias de Resiliência em Comunidades Pesqueiras do Sul da Bahia. Os diversos projetos estão atravessados pelos interesses da pesquisadora em áreas de estudo intersectadas, tais como: Gênero, Violência, Movimentos Sociais e Relações Raciais, sob a perspectiva dos estudos críticos de branquitude e supremacia branca.

Projetos em andamento:

Impactos Socioeconômicos do Derramamento de Óleo e Estratégias de Resiliência em Comunidades Pesqueiras do Município de Canavieiras, no Sul da Bahia

Este projeto propõe a análise dos impactos socioeconômicos do derramamento de óleo em comunidades pesqueiras no sul da Bahia. A metodologia de pesquisa contemplará a construção de uma matriz de avaliação de impactos e instrumentos de monitoramento visando contribuir para estratégias de resiliência.