Nilson Weisheimer

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 15:39

Nilson Weisheimer

Currículo Lattes lattes-icon

Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Pós-Doutor pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Recebeu o Prêmio CAPES de Teses de Sociologia em 2010. Atualmente é Professor Associado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS/UFRB). Líder de dois Grupos de Pesquisas do CNPq: Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB). Editor da Revista Juventude.br do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ).

Projetos em andamento:

Situação juvenil e projetos profissionais de jovens agricultores familiares na Bahia

Este projeto de pesquisa social empírica aborda o tema da reprodução social da agricultura familiar através de um enfoque geracional juvenil. Seu objetivo geral consiste em analisar a situação juvenil na agricultura familiar no estado da Bahia, para explicar os projetos profissionais elaborados por jovens agricultores familiares. Será desenvolvido com método misto, quantitativo e qualitativo, através de um modelo analítico-descritivo com quatro dimensões temáticas que abordam questões objetivas e subjetivas: a) as condições materiais; b) os processos de socialização; c) as representações sociais; d) os projetos juvenis. A unidade de analise serão jovens com idades entre 15 a 29 anos ocupados na agricultura familiar no estado da Bahia. O estudo envolverá a pesquisa de dados secundários do IBGE, aplicação de questionário padronizado junto um público alvo, realização de quatro grupos focais e observação sistemática.