Maurício Ferreira da Silva

Maurício

Currículo Lattes lattes-icon

orcid 128x128 https://orcid.org/0000-0002-0755-0967

Cientista Político. Professor Associado da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Atua no Centro de Artes, Humanidades e Letras em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios (POSTERR). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado, também na área de Ciências Sociais, pelo PPGCS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Pós-Doutor pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com estágio de pesquisa na UNR (Universidad Nacional de Rosário - Argentina). Tem experiência como docente e pesquisador no campo da Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, Sociologia Política, Poder, Desenvolvimento e Política e Mídia. Coordenou o Bacharelado de Ciências Sociais, presidiu a Câmara de Graduação e foi Gestor de Ensino do CAHL-UFRB. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociedade (GEPPS/UFRB). É Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI-UFRB).

Projetos em andamento:

Moderação, Racionalização e Reformas em perspectiva comparada: os governos Temer e Macri

Os espólios da derrocada dos governos de orientação de esquerda foram apropriados por grupos da chamada centro-direita. Tanto no Brasil quanto na Argentina os “vencedores” podem ser definidos através de um perfil mais conservador, de aproximação com as premissas neoliberais que marcaram o final do século XX nos dois países. Neste sentido, as iniciativas adotadas ou planejadas pelos dois governos durante os anos de 2016, 2017 e 2018 podem ser pesquisadas em três importantes variáveis: a moderação, a racionalização do discurso e as reformas políticas. Nesse sentido, objetiva-se analisar as transformações estruturais e as iniciativas dos estados brasileiro e argentino para a reordenação política em torno da economia de mercado; pesquisar as reformas políticas apresentadas (aprovadas e não aprovadas) nos dois governos; analisar de forma comparativa o comportamento dos dois governos à luz das teorias políticas contemporâneas no esforço de enquadrá-los ideologicamente.

Política, sociedade e políticas públicas

Esse projeto tem o objetivo geral de investigar as formas de interação entre o poder político e a sociedade civil em sua ampla complexidade e está ancorado em subáreas da Ciência Política, a saber: 1)Estado e governo: envolvendo estudos das especialidades de “estrutura e transformação do Estado”, “relações intergovernamentais”, “estudos do poder local”, “instituições governamentais específicas”; 2) Comportamento político: envolvendo estudos das especialidades de “estudos eleitorais e partidos políticos”, “atitudes e ideologias políticas”, “conflitos e coalizões políticas”, “comportamento legislativo”, “classes sociais e grupos de interesses”; 3) Políticas públicas: envolvendo estudos das especialidades de “análise do processo decisório”, “análise institucional” e “técnicas de antecipação”.