Maria Inês Caetano Ferreira

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 15:17

servletrecuperafoto

Currículo Lattes lattes-icon

Professora Associada I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Artes e Humanidades e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais - PRPPG-UFRB - concentração na área de Ciência Politica e Políticas Públicas. Atualmente desenvolve pesquisas sobre poder local, elites politicas, principalmente participação feminina na política local. Temas de interesse: poder local, formação da agenda, participação política, juventude, politicas sociais. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1988), em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero (1987). Mestre (1998) e Doutora em Sociologia (2004) pelo Departamento de Sociologia da USP. Pós-Doutora em Sociologia (2005) pelo CEM-CEBRAP--FAPESP, Pós-Doutora em Ciências Sociais Aplicadas (2007) pelo NEPP-UNICAMP-CNPQ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (1987 a 1998).

Projetos em andamento:

Mulheres e participação nas instituições formais da política: o debate na literatura acadêmica especializada

O objetivo desta pesquisa é levantar e estudar a literatura acadêmica especializada sobre a participação política da mulher, a fim de esclarecer os elementos que compõem esse fenômeno social para, numa segunda etapa, realizar pesquisa sobre a participação feminina em municípios do Recôncavo. A metodologia utilizada é a qualitativa, a fim de conhecer o fenômeno em profundidade. O procedimento será a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo de artigos, livros, teses e dissertações e trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Política, sociedade e políticas públicas

Esse projeto tem o objetivo geral de investigar as formas de interação entre o poder político e a sociedade civil em sua ampla complexidade e está ancorado em subáreas da Ciência Política, a saber: 1)Estado e governo: envolvendo estudos das especialidades de “estrutura e transformação do Estado”, “relações intergovernamentais”, “estudos do poder local”, “instituições governamentais específicas”; 2) Comportamento político: envolvendo estudos das especialidades de “estudos eleitorais e partidos políticos”, “atitudes e ideologias políticas”, “conflitos e coalizões políticas”, “comportamento legislativo”, “classes sociais e grupos de interesses”; 3) Políticas públicas: envolvendo estudos das especialidades de “análise do processo decisório”, “análise institucional” e “técnicas de antecipação”.