Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Thiago Barcelos Soliva

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 13:36

image1

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Núcleo de Estudos sobre Diferenças, Desigualdades e Saúde - NuEDS

Currículo Lattes lattes-icon

orcid 128x128 https://orcid.org/0000-0003-3355-6569

 

Professor Adjunto (Classe A, Nível 1) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Como professor do Centro de Ciências da Saúde atuo junto ao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, na cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Sou professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira, Bahia. É membro da Red del Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades (RED LIESS). Tenho experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, sexualidades dissidentes, homofobia, memória LGBT, violência, interseccionalidades, antropologia da saúde e etnografias no contexto da atenção básica. Nos últimos anos, publiquei artigos em periódicos Qualis A1 (Capes) no campo de estudos de gênero, sexualidades e saúde.

 

Projetos em andamento:

Burlando convenções: um estudo sobre formas de agenciamento, resistência e mudança social na cidade de Salvador pré-Movimento Homossexual

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção das estratégias de agenciamento e formas de resistência de sujeitos com “condutas homossexuais” a partir da cidade de Salvador no contexto pré-Movimento Homossexual. O foco analítico recairá nos processos de mudança nas convenções de gênero e sexualidades impulsionados pelas estratégias cotidianas de agenciamento que estes sujeitos acionaram e o modo como estes burlaram convenções relacionadas à heteronormatividade a partir da apropriação de um mercado de bens culturais e de entretenimento que surgia naquele contexto. Considerando estes argumentos, este projeto pretende se ocupar das distintas e variadas “tecnologias da intimidade”, diria Ochoa (2012), que, produzidas por esses sujeitos, possibilitaram uma gestão da visibilidade “através do manejo de convenções de gênero, sexualidade, classe social e corpo” que converteu o lugar de desprestígio social associado a essas formas de sexualidade em uma “vivência possível” (PASSAMANI, 2015). Esta pesquisa fará uso de um conjunto variado de fontes escritas e orais. As redes sociais, os espaços e locais de entretenimento percorridos pelos sujeitos com “condutas homossexuais” que se desenvolveu na cidade de Salvador entre as décadas de 1950 e 1990 constitui o espaço etnográfico dessa pesquisa. Privilegiarei conhecer as relações de sociabilidade entre esses sujeitos, seus derives, deslizes, fixações e, principalmente, as “comunidades imaginadas” construídas a partir dessas interações. As trajetórias de vida de homens com “condutas homossexuais” que hoje possuem entre 50 e 70 anos serão privilegiadas neste estudo. Com esta proposta dou continuidade às reflexões produzidas em pesquisas anteriores (mestrado e doutorado), nas quais procurei analisar a relação entre sociabilidade, mercado e a emergência de identidades sexuais não normativas no Brasil contemporâneo a partir de grandes capitais, como o Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Corpo, sociabilidades e afetos: trajetórias, trânsitos e experiências

O objetivo do projeto é, a partir da triangulação entre corpo, sociabilidade e afetos, dar conta de múltiplas experiências de relacionamento social, no sentido de entender os mecanismos de socialidade, de socialização e de afetos que conformam, mobilizam e movimentam diferentes figurações humanas e constituem diversificados sistemas sociais de classificação, com particular atenção às trajetórias de pessoas marcadas pelo trânsito espacial e de grupos.

 

Diversidade Sexual e de Gênero na Atenção Básica: um estudo no contexto do Recôncavo da Bahia

Este projeto de pesquisa constitui uma contribuição a interlocução entre o campo da saúde e os estudos sobre diversidade sexual e expressões de gênero no Brasil contemporâneo. O objetivo central deste projeto de pesquisa é analisar a construção de sentidos sobre o cuidado relacionado à diversidade sexual e de gênero no contexto da Atenção Básica em dois municípios do Recôncavo da Bahia: Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. O projeto se estrutura a partir de três objetivos específicos: 1) analisar a percepção dos/das Agentes Comunitários de Saúde de dois municípios do Recôncavo da Bahia (Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas) acerca das questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero; 2) realizar um estudo exploratório da forma como estes atores manejam noções como cuidado, diferença e integralidade nos seus contextos de trabalho; e 3) mapear outras demandas por atenção à saúde que estejam relacionadas à diversidade sexual e de gênero, sobretudo aquelas referidas à saúde mental de indivíduos marcados por experiências de violência associadas a suas sexualidades ou expressões de gênero.A construção da diversidade sexual e de gênero como foco de atenção diferenciada pelo Ministério da Saúde constitui um processo em curso, oferecendo oportunidades de analisar como os princípios da integralidade, universalidade e equidade - que orientam o SUS - interagem com o complexo campo das diferenças na formulação e implementação de políticas públicas. Ao mesmo tempo, a construção de políticas voltadas ao atendimento específico das demandas dessa população evidencia a importância do diálogo necessário entre agentes estatais, entidades internacionais e os movimentos sociais, principalmente o "Movimento LGBT", responsáveis pela incorporação dessa pauta à agenda governamental. Esta pesquisa se baseará em diferentes fontes, tais como documentais, bibliográficas e orais. Os documentos produzidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretária Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), além de entrevistas com Agentes Comunitários de Saúde constituem material rico em informação sobre os problemas levantados nesta pesquisa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página